Mbappé faz 26 anos com muitos motivos para festejar (mesmo que digam o contrário)

Mbappé comemora o seu golo na final da Taça Intercontinental
Mbappé comemora o seu golo na final da Taça IntercontinentalKARIM JAAFAR / AFP

O futebolista francês festeja mais um aniversário, com dois novos títulos em seu nome (Supertaça Europeia e Taça Intercontinental) e, finalmente, depois de anos de desejo não satisfeito, a jogar pela equipa que ama.

A cada 365 dias (366 no caso de 2024), todos temos de fazer um balanço do nosso aniversário. Esta sexta-feira, 20 de dezembro, é a vez de um dos melhores futebolistas do planeta, Kylian Mbappé, que chega aos 26 anos apenas alguns dias depois de ter marcado numa final com o Real Madrid.

Foi, sem dúvida, um ano complicado, tanto a nível desportivo como emocional, para o atacante de Bondy (Paris). Teve de decidir se deixava a sua cidade natal para realizar um sonho de infância. Quando decidiu dar o salto e contar ao Paris Saint-Germain, a realidade tornou-se mais sombria. Catar, o proprietário do clube, tentou deixá-lo nas bancadas durante toda a época 2023/24, mas felizmente Luis Enrique opôs-se e confiou nele.

Apesar do apoio do treinador asturiano, Kyky suportou meses de enorme pressão e o stress fez com que não estivesse nas melhores condições para o Campeonato da Europa, onde a Espanha, que viria a ser campeã, eliminou os Bleus nas meias-finais, com o "10" a passar despercebido.

Depois da competição continental, o sol voltou a brilhar com a sua apresentação num Santiago Bernabéu lotado. Começava uma nova era, embora a escassez de dias de férias antes dos treinos com o Real Madrid tenha feito com que o conto de fadas se iniciasse de forma algo hesitante.

Um objetivo para o 26

Uma das tarefas obrigatórias de Mbappé no início da sua primeira época como jogador dos Merengues é conseguir uma maior consistência e aperfeiçoar a sua finalização em frente à baliza. De resto, está a fazer a sua parte para se tornar a lenda que os adeptos esperam que ele seja.

É inegável que o jogador da seleção francesa melhorou a sua forma física, inclusive com uma notável queda de peso, desde agosto. E, apesar de muitos o acusarem de ser pouco influente, já contribuiu com 16 golos diretos (13 golos e três assistências) em 23 jogos com a camisa do Real Madrid.

Os números de Mbappé
Os números de MbappéFlashscore

Além disso, em seis meses na capital espanhola, já conquistou dois troféus que não conseguiu ganhar em Paris ou no Mónaco, a Supertaça de Espanha e a Taça Intercontinental. De facto, deixou a sua marca em ambas as finais, marcando um golo em cada uma delas e dando o último passe para o golo maravilhoso de Rodrygo, no jogo com o Pachuca.

Os seus detratores tentam rebaixá-lo todos os dias, mas La Tortuga já deu provas mais do que suficientes do que é capaz de fazer. Ele só precisa de um pouco de confiança. Certamente tem todos os motivos para comemorar e acreditar no 26.º aniversário do seu nascimento.