O jogador esteve no Porto na terça-feira para se submeter a exames médicos e assinar o novo contrato com os dragões. Segundo várias fontes, o acordo com o Barcelona ronda os 8 milhões de euros pela transferência, com uma opção de recompra de 15 milhões de euros, um valor que aumentaria consoante o desempenho do médio.
O Barcelona não queria desistir do jogador e o FC Porto não se contentava com um empréstimo. Por este motivo, as negociações foram adiadas até se chegar a uma fórmula satisfatória para as duas partes.

Nico chegou ao Barcelona com 11 anos, há pouco mais de uma década, vindo do clube galego Montañeros. É filho do lendário jogador do Deportivo da Corunha, Fran, e estreou-se na equipa principal na época 2021/22 contra a Real Sociedad.
O porte físico de 1,88 metros, o bom toque de bola e a capacidade de finalização sugeriam que poderia ser o sucessor de Busquets, mas Xavi optou pelo veterano Oriol Romeu para cobrir a posição.
O galego optou pela proposta do FC Porto entre as muitas que tinha (sobretudo de Espanha e Inglaterra) e vai assinar por quatro temporadas com a equipa de Sérgio Conceição.