Embora a sua participação no primeiro título se tenha limitado a uma breve aparição como estreante de 15 anos, o extremo tem sido um dos principais arquitetos do sucesso do Barcelona esta época.
Por isso, foi ele quem deu o golpe de misericórdia contra o Espanhol, com um golo sensacional que garantiu o título ao Barça.
As exibições de tirar o fôlego de Yamal trouxeram de volta ao Barcelona a vibração e a vida que faltavam desde que o maior ícone do clube, Lionel Messi, deixou o clube em 2021.
Xavi Hernández, antigo treinador do Barcelona, apresentou Yamal nos últimos sete minutos de uma vitória de abril de 2023 sobre o Real Betis em Camp Nou, quando os catalães ganharam a LaLiga pela primeira vez desde 2019.
Foi um falso amanhecer para uma equipa obediente mas aborrecida do Barcelona que terminou a época seguinte sem troféus, precipitando a saída de Xavi.
A dobradinha do Real Madrid na LaLiga e na Liga dos Campeões pressionou o Barcelona, e a ascensão do Yamal foi o único ponto positivo.
No início de 2024, o extremo tornou-se o principal destaque ofensivo da equipa, embora ainda lhe faltasse consistência.
O selecionador espanhol, Luis de la Fuente, confiou no talento do jovem, dizendo que Yamal tinha sido "tocado pela varinha mágica de Deus" e o jogador viria a ser destaque na conquista do Euro-2024.
Foi um momento auspicioso para o novo técnico do Barça, Hansi Flick, cujo estilo de ataque solto combinava com Yamal, assim como com o veterano atacante Robert Lewandowski e Raphinha no flanco esquerdo.

Yamal ganhou a vaga na ala direita, que tinha sido a função favorita do dinâmico brasileiro, mas Raphinha ficou feliz em trocar de posição para ajudar Yamal.
"Vê-lo entrar neste estádio com todas essas pessoas é incrível. Ele vai ser muito importante para o clube", disse Raphinha após a estreia de Yamal diante de 90 mil adeptos.
Raphinha estava certo e isso aconteceu muito mais rápido do que ele ou Yamal poderiam esperar.
"Deixei o meu medo no parque em Mataro (minha cidade natal)", disse Yamal, antes de jogar a meia-final da Liga dos Campeões contra o Inter de Milão, onde teve duas exibições sensacionais, apesar da eliminação do Barça.
O Inter venceu por 7-6, mas o seu treinador Simone Inzaghi classificou Yamal como um "fenómeno" que só aparece "uma vez em cada 50 anos".
"Ele não é uma criança"
Com 14 assistências, Yamal é o jogador com mais assistências na LaLiga e o melhor driblador, com quase o dobro do número do seu concorrente mais próximo, Dodi Lukebakio, do Sevilha.
"A mentalidade da minha equipa é inacreditável", disse Flick depois de o Barcelona ter vencido o Real Madrid, praticamente selando o triunfo na LaLiga.
O espírito adolescente irreprimível de Yamal é um fator importante, uma vez que o jovem não se intimida quando o Barcelona está a perder - Yamal participou nos quatro Clássicos da temporada e o Barça saiu vitorioso em todas as ocasiões.
O Barça venceu a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha ao bater o Real nas finais no início de 2025, antes de completar o triplete nacional com a LaLiga.
"Ele não é uma criança. Ele tem autoconfiança, crença no que pode fazer", disse Flick depois de o Barça ter recuperado de uma desvantagem de dois golos contra o Real Madrid, inspirado por Yamal, que gesticulava para manter a compostura quando a sua equipa estava encostada à parede.
O extremo recorda as suas raízes e celebra os golos assinalando o código postal 304 do seu bairro de Rocafonda.
"Três troféus para o Barça, nenhum troféu para o Real Madrid, quatro Clássicos ganhos pelo Barça", brinca Hristo Stoichkov, grande ídolo do Barça.
Yamal também não tem medo de fazer piadas ácidas sobre os rivais, o que o tornou um sucesso nas redes sociais e consolidou o seu estatuto de favorito dos adeptos - a sua camisola número 19 é a mais vendida.
Em julho, o extremo completará 18 anos e em breve assinará um novo contrato com o Barcelona.
No dia seguinte ao seu 17.º aniversário, Yamal ganhou o Euro-2024 e, este ano, vai celebrar o seu futuro com o clube ao qual está ligado desde o seu nascimento.

Yamal entrou para a academia La Masia do Barça aos sete anos de idade, mas ainda bebé foi fotografado enquanto Messi lhe dava banho para um projeto de calendário de caridade.
O adolescente evita comparações com o maior jogador de todos os tempos do Barcelona e oito vezes vencedor da Bola de Ouro, mas elas não param de surgir.
Como o Barcelona está fora da Liga dos Campeões, as esperanças de Yamal de ganhar o cobiçado prémio individual diminuíram, mas ele pode não ter de esperar muito tempo.
"Estou muito feliz que este talento que aparece a cada 50 anos esteja a jogar no Barcelona", disse Flick.