Tal como noutras ocasiões, o que agora complica ainda mais o seu presente no Real Madrid - porque o seu futuro está claro há meses - é uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, que ainda aguarda evolução.
O defesa não disputa um jogo oficial desde o que o Real Madrid jogou em casa contra o Deportivo Alavés, em setembro, no dia 24. Nessa ocasião, o treinador deu-lhe 11 minutos na vitória por 3-2. Desde então, sempre que esteve disponível, exceto numa ocasião, ficou no banco, mas sem poder jogar.

Além disso, apesar de todos os contratempos no centro da defesa, com as lesões de Alaba e Rüdiger ao mesmo tempo, Ancelotti preferiu confiar em Tchouaméni na defesa, ao lado do jovem Raúl Asencio. Mesmo antes dele, Jacobo Ramón também jogou, um sinal de que Vallejo não faz parte do plantel.
Mesmo assim, com contrato até 30 de junho, ele nunca foi deixado de lado. No entanto, as lesões pesaram na sua passagem pelo Real Madrid, como nesta ocasião em que outro problema muscular o obrigou a abrandar novamente.