A situação de Jonathan Viera na equipa mudou de um dia para o outro. De jogador indiscutível, apreciado e elogiado por García Pimienta, tanto a titular como a sair do banco, passou para a gaveta do esquecimento.
Foi em outubro que tudo explodiu. O capitão deixou subitamente de aparecer nas convocatórias, sem qualquer problema físico e, quando o treinador foi questionado sobre o motivo, a sua resposta abriu mais intrigas. "Não vou falar de Jonathan Viera", insistiu uma e outra vez.
O jogador irá explicar o que aconteceu, ou pelo menos espera-se que o faça, na terça-feira, numa conferência de imprensa de despedida. Por trás de tudo, é evidente que a sua saída é motivada por um diferendo com o treinador, uma disparidade de critérios e um estatuto de suplente cada vez mais habitual que acabou por não preencher o veterano futebolista.
Seja o que for, um ícone do Las Palmas está de partida. Jonathan Viera fez 265 jogos de amarelo - o último a 8 de outubro - nos quais marcou 75 golos - o sexto melhor marcador da história do clube.
