Os mexericos já estavam a falar de um novo caso Prosinecki. Para quem não se lembra, o médio croata, que anos mais tarde viria a jogar no Barcelona, assinou pelo Real Madrid como um dos maiores talentos, não só da Europa, como do mundo. Mas foi para vestir a camisola blanca e sofrer durante meses uma tortura de lesões musculares que, mesmo quando recuperou, o impediam, por exemplo, de rematar de longe com medo de partir a perna. Obviamente, não foi bem sucedido.
O facto de Güler, uma das sensações dos treinos de pré-época, se ter lesionado sem se estrear, não preocupou muito o clube, apesar de ter de ser operado, uma vez que o desconforto no menisco continuou com o tratamento conservador. E depois, entre os nervos, a responsabilidade, a juventude e a vontade de provar a sua qualidade, sofreu uma rutura do músculo reto abdominal da perna esquerda.
Apoio moral, reforço muscular
Mas o Real Madrid tem um plano, que já está em marcha. O primeiro é acalmar e apoiar o jogador para que não se desmorone. Foi-lhe dito claramente que não foi contratado por um ano, mas para marcar uma época, pelo que umas semanas ou uns meses sem jogar não significam nada, porque o seu desempenho é visto a longo prazo.
Depois, para além da reabilitação da zona, os seus músculos foram reforçados com um plano específico para ganhar massa nessa zona tão perigosa para os jogadores, como os quadríceps. Tendo sempre em conta a sua idade, 18 anos.
E depois, pouco a pouco, foi sendo integrado na dinâmica do grupo. Embora as sensações de Güler fossem muito boas, ele foi abrandado para ir passo a passo, sem forçar demasiado ou variar o plano. Tudo para reduzir ao máximo - embora em qualquer atividade física haja sempre um risco - a possibilidade de uma recaída.
Durante esta pausa internacional, continuou a acelerar, como planeado. E esta segunda-feira treinou normalmente e ao mesmo ritmo que os seus companheiros de equipa. Mesmo assim, apesar de poder ser incluído no plantel para o jogo contra o Sevilha, a sua participação só aconteceria em condições muito vantajosas.