Mais

Oblak faz história na LaLiga ao vencer o Troféu Zamora pela sexta vez

Oblak a preparar-se para um jogo do Atlético de Madrid
Oblak a preparar-se para um jogo do Atlético de MadridJUAN MANUEL SERRANO ARCE / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Jan Oblak, guarda-redes do Atlético de Madrid, conquistou pela sexta vez o Troféu Zamora, atribuído ao guarda-redes menos batido da LaLiga — um feito inédito, superando lendas como Antoni Ramallets e Víctor Valdés, ambos com cinco conquistas. Apesar do desempenho individual de destaque, os colchoneros terminaram a época no terceiro lugar da classificação.

Oblak voltou a destacar-se entre os guarda-redes da LaLiga graças a um impressionante rácio de 0,83 golos sofridos por jogo — um total de 30 golos em 36 partidas. O esloveno registou ainda uma taxa de sucesso de 74,1% nas defesas e somou 15 clean sheets ao longo da temporada.

Com uma média de 6,7 pontos nas avaliações do Flashscore, Jan Oblak soma agora seis Troféus Zamora, depois das conquistas nas épocas de 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2018/19 e 2020/21 — consolidando a sua carreira de sucesso com a camisola rojiblanca. E o recorde ainda pode crescer, já que o guardião tem contrato com o Atlético de Madrid até 30 de junho de 2028.

"Estamos satisfeitos com o trabalho defensivo, porque é a nossa principal força para construir o que a equipa quer. Quanto mais segurança defensiva tivermos, mais perto estaremos de competir da maneira que queremos", explicou Diego Pablo Simeone em abril, logo após a vitória contra o Rayo Vallecano.

"Para mim, Oblak é o melhor guarda-redes que tivemos desde que estou aqui. Ele compete com os melhores, se não for o melhor. Espero que consiga outro Zamora; não seria uma coincidência. Seria uma boa notícia para Oblak e para o trabalho defensivo do Atlético", acrescentou na altura. Dito e feito: mais um reconhecimento para o esloveno (e, em parte, para a equipa do Atlético).