A equipa navarra pagou 2,8 milhões de euros ao Real Oviedo pela transferência e colocou uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
O Osasuna reforçoua sua defesa com o lateral-esquerdo Abel Bretones (23 anos). O asturiano passou as duas últimas temporadas no Real Oviedo, com o qual ficou a um passo da subida à Primeira Divisão este ano, depois de perder a final do Playoff contra o Espanhol.
Na época passada, o defesa participou em 43 jogos da LaLiga Hypermotion, marcou um golo e obteve uma pontuação média, de acordo com o algoritmo Flashscore, de 7,0. Números que fizeram com que os dirigentes do El Sadar depositassem nele a confiança para o novo projeto que se inicia, com a chegada de Vicente Moreno ao banco.

Numa entrevista concedida ao Flashscore, o treinador adjunto dos rojillos, Dani Pendín, assegurou que só iriam mexer em duas ou três peças do plantel, por considerarem que devem aproveitar o que Jagoba Arrasate construiu nos últimos anos.
Isto confirma que uma das áreas que mais preocupa a nova direção técnica é a defesa. Com a contratação de Abel Bretones, a equipa reforçou esta área.
"Espero que tenhamos muitas alegrias este ano", declarou o jogador nas redes sociais do clube.
Declaração do Osasuna
O Club Atlético Osasuna chegou a acordo com o Real Oviedo para a transferência de Abel Bretones. O clube vermelho e branco pagará 2.800.000 euros pela transferência da totalidade dos direitos do jogador, que assinou um contrato com o clube para as próximas cinco épocas. O acordo inclui ainda um jogo amigável entre os dois clubes. O jogador terá uma cláusula de rescisão de 20.000.000 euros na LaLiga EASports e será apresentado no momento da sua incorporação na pré-temporada da equipa.
Abel Bretones Cruz (21 de agosto de 2000; La Felguera, Astúrias) é um lateral esquerdo com uma forte projeção ofensiva, cuja força física e pé esquerdo são duas das suas armas mais importantes. O jogador chega ao Osasuna depois de ter feito uma grande temporada no Real Oviedo, com o qual esteve à beira da subida à primeira divisão, depois de ter chegado à final dos playoffs. Na temporada passada, foi uma das surpresas da divisão de prata, fazendo 42 jogos depois de subir da filial de Carabayon, Vetusta. Nesta última temporada, disputou 44 jogos entre a LaLiga Hypermotion e a Copa del Rey.
A história de Abel Bretones é a de um jovem que chegou ao futebol profissional há menos de dois anos, período em que a sua progressão tem sido imparável. Antes de se juntar ao Real Oviedo, tinha jogado no Alcázar C. F. e na U. P. Langreo, equipa com a qual chegou à Segunda B aos dezoito anos. Depois de se ter tornado um dos jogadores mais cobiçados da sua posição no panorama nacional, decidiu optar pelo projeto desportivo do Osasuna, com o objetivo de vingar no El Sadar e ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos.