"Foi alcançado um acordo com o AC Milan", anunciou o Galatasaray no seu sítio na Internet.
O clube de Istambul informou que o empréstimo durará até 20 de janeiro de 2026, altura em que terá a opção de compra ou de renovação da cedência.
Acrescentou ainda que tinha pago ao AC Milan uma "taxa de transferência temporária" de seis milhões de euros e que o jogador receberia três milhões de euros até final desta época.
Morata foi apresentado com a camisola amarela e vermelha do clube.
"Vou dar o meu melhor enquanto vestir a camisola do Galatasaray. É uma camisola muito bonita", afirmou.
"Posso prometer que vou dar o meu melhor em campo e lutar pela camisola", acrescentou.
O capitão espanhol Morata deixou o AC Milan depois de dececionar desde que chegou do Atlético de Madrid no verão, como substituto do favorito dos adeptos, Olivier Giroud.
O jogador de 32 anos marcou apenas seis golos em 24 jogos em todas as competições pelo AC Milan.
O AC Milan está prestes a anunciar a chegada de Santiago Gimenez do Feyenoord, por uma taxa de 32 milhões de euros, com o atacante mexicano já no norte da Itália desde sábado à noite, para completar a transferência.
"Investimos muito nesta janela de transferências, com a saída de (Davide) Calabria e a chegada de (Kyle) Walker para a defesa, e a saída de Álvaro e a chegada de Giménez para o ataque", disse Zlatan Ibrahimovic, que trabalha como conselheiro dos proprietários do AC Milan, o fundo de investimento norte-americano RedBird.
O Galatasaray lidera a Superliga turca com seis pontos de vantagem sobre o Fenerbahçe, o seu rival em Istambul.