O Real Betis Balompié oficializou a contratação do médio Nelson Deossa (25 anos), que chega como substituto do norte-americano Johnny Cardoso (23 anos) após a saída deste último para o Atlético de Madrid. Segundo diferentes informações, a operação foi avaliada em 13 milhões de euros.
Depois de chegar nas últimas horas à capital andaluza para realizar exames médicos e resolver o restante dos trâmites, o clube de Heliópolis confirmou nesta segunda-feira a contratação do até então jogador do Monterrey. Lá, no clube mexicano, dividiu balneário com Sergio Canales, que sabe bem o que é atuar no Benito Villamarín, e com até três jogadores que viveram o grande dérbi no eterno rival: Sergio Ramos, Lucas Ocampos e Óliver Torres.
Deossa é o protagonista de uma história bastante peculiar e que nada tem a ver com a da maioria dos seus colegas de profissão, pois demorou muito mais do que o habitual para desfrutar da sua primeira experiência no futebol profissional e, ainda com 19 anos, trabalhava numa mina de carvão. Esse trabalho tão pouco valorizado, especialmente pelos efeitos que tem sobre a saúde de quem o realiza, é radicalmente oposto ao do futebol.
Deossa perdeu os últimos compromissos de sua antiga equipa devido a dores no joelho e ainda não se sabe quando poderá estar à disposição de Manuel Pellegrini, que finalmente conta com outro médio de confiança para a nova temporada. Trata-se da primeira experiência do internacional colombiano no Velho Continente, já que as suas aventuras anteriores foram como integrante de Huila, Junior de Barranquilla, Atlético Nacional, Pachuca e o já mencionado Rayados.
O colombiano, que marcou sete golos na temporada passada e até inaugurou a sua conta no Mundial de Clubes, é a sétima contratação do Betis nesta janela de transferências. Natan de Souza - após a execução da opção de compra -, Álvaro Valles - de graça após o fim do contrato com o Las Palmas -, Junior Firpo - jogador livre -, Pau López - também a custo zero -, Valentín Gómez e Gonzalo Petit - os dois últimos mediante transferência - são os outros reforços.
