O belga chega ao futebol espanhol com um importante percurso em diferentes campeonatos do Velho Continente. Os seus primeiros passos, é certo, foram dados no Anderlecht na temporada 2014/2015, altura em que começou a ganhar experiência como profissional. Após encerrar uma etapa de cinco anos no seu país, fez as malas rumo a Inglaterra para jogar no Wolverhampton.
No conjunto inglês, o experiente médio disputou um total de 159 partidas, o que lhe permitiu ganhar nome naquela que é, sem dúvida, uma das melhores ligas do mundo. Mais tarde, em 2022, juntou-se ao Aston Villa por 15 milhões de euros.
Dendoncker, que terminava contrato em 2026, só teve um papel importante durante a segunda metade da temporada 2022/23. A falta de minutos provocou que fosse emprestado ao Nápoles, embora tenha participado em apenas três jogos durante os meses em que esteve na Serie A.
O novo reforço do Oviedo, integrante da expedição belga no Mundial de 2022, voltou ao clube onde se deu a conhecer para recuperar sensações. Com um registo de 43 atuações ao longo da última temporada, oito delas na Liga Europa, Leander chega à LaLiga para aportar equilíbrio e solidez aos carbayones.
