Se tudo correr como esperado por ambas as partes e como acordado em setembro, Giménez terminará o seu contrato com o clube aos 33 anos.

O defesa uruguaio fez praticamente toda a sua carreira profissional no Atlético de Madrid, onde chegou quando tinha acabado de atingir a maioridade, em abril de 2013. Cinco meses depois, a 14 de setembro, fez a sua estreia na vitória por 4-2 sobre o Almería. Foi uma época mágica, em que a equipa de Simeone se sagrou campeã da LaLiga com ele no plantel.
Com o passar dos anos, ganhou destaque, não só no Atleti, mas também na seleção uruguaia. O seu carácter, garra e força causaram-lhe inúmeros confrontos e embates com avançados rivais, mas também fizeram dele um dos ídolos e pontos de referência dos adeptos colchoneros.
De facto, foi um dos capitães nos últimos quatro anos e só as lesões o impediram de disputar mais do que os 290 jogos em que defendeu a camisola madridista.
Durante a sua carreira no Calderón e no Metropolitano, Chema Giménez, para além da já mencionada LaLiga, conquistou também a LaLiga 20/21, a Supertaça de Espanha 2014, a Liga Europa 2017/18 e a Supertaça Europeia 2018.