Há alguns dias, antecipámos que Javi Puado (27 anos), apesar de não ter um contrato em vigor, estava à espera de voltar a ligar-se ao Espanhol. Finalmente, a sua espera valeu a pena e ele vai continuar no Cornellá, pelo menos, até 30 de junho de 2030.
Com este novo acordo, o avançado nascido em Barcelona torna-se o jogador mais bem pago do plantel azul e branco. É a recompensa de uma lealdade que o dissuadiu de aceitar ofertas externas desde janeiro.
A renovação foi anunciada através de um vídeo espetacular com os melhores momentos de Puado, no qual o avançado afirmou: "Somos o Espanhol, vamos ganhar. Temos de olhar para cima, confiar, acho que somos capazes de fazer bem."
Por seu lado, o clube apelou diretamente ao sentimento. "Continuamos a nossa história juntos", expressaram na sua conta do X.

Comunicado do Espanhol
"É sem dúvida uma das notícias do verão. Todo o Espanyolismo ansiava que se tornasse oficial. Javi Puado renova o seu contrato com o RCD Espanyol. O clube, o seu clube e o jogador chegaram a um acordo para prolongar o contrato do jogador até 30 de junho de 2030. Os Pericos estão felizes, porque o capitão continua, o franchise player vai liderar a equipa na primeira divisão por mais uma época.
Onze anos se passaram desde que Javi Puado chegou à academia de jovens do RCD Espanyol vindo da UE Cornellà. Em setembro de 2016, na sua estreia com a equipa de reservas na Segunda División B, sofreu uma grave lesão no joelho. O avançado recuperou com paciência, sacrifício e esforço e, em agosto de 2018, estreou-se na equipa principal sob o comando de Joan Francesc Ferrer "Rubi". Como goleador, estreou-se na Taça do Rei contra o Cádiz, nos oitavos de final, a 1 de novembro, enquanto o seu primeiro golo na LALIGA aconteceu a 11 de dezembro de 2021, com dois golos contra o Levante UD. O seu empréstimo ao R. Zaragoza foi fundamental para explicar a sua explosão posterior. Medalha de prata olímpica, internacional sénior (marcou mesmo na sua estreia), Puado tem um futuro promissor à sua frente.
Puado vem de uma excelente temporada no seu regresso à Primeira Divisão. Depois de ter sido o principal protagonista da promoção com os seus dois golos na final contra o R. Oviedo - também marcou o golo da vitória contra o R. Sporting de Gijón -, na campanha de 2024-25 alcançou o seu melhor registo goleador com 12 golos, marcando no jogo decisivo contra a UD Las Palmas ou mesmo fazendo um hat-trick contra o Deportivo Alavés.
Com mais de 200 jogos oficiais com a camisola do RCD Espanyol, Javi Puado é também o melhor marcador de sempre do clube no Estádio RCDE, à frente de lendas como Sergio García e RDT. O jogador marcou 32 golos no seu estádio e nas próximas temporadas terá a oportunidade de continuar a aumentar a sua conta".