Há vários dias que se falava no assunto e finalmente chegou a hora: Jon Pacheco (24) vai jogar por empréstimo no Alavés durante a época 2025/26. A decisão do jogador é motivada pela falta de protagonismo na Real Sociedad, com quem nem sequer foi convocado para o último jogo da LaLiga, contra o Espanhol.
O defesa central navarro, curiosamente, assinou um contrato com a Real Sociedad até 2030 há cerca de oito meses, mas vê-se agora obrigado a procurar uma saída.

Assim, chega a Mendizorroza uma das grandes promessas das camadas jovens da Real Sociedad, que se estreou na Primeira Divisão na época 2020/21. Até agora, fez 66 jogos na primeira divisão espanhola.
Hoje esteve disponível para treinar com "Chacho" Coudet e poderá fazer parte do plantel que defronta o Atlético de Madrid no sábado às 16:00.
Comunicado do Alavés
"O Deportivo Alavés e a Real Sociedad chegaram a acordo para o empréstimo de Jon Pacheco (Elizondo, 2001), que se junta ao Alavés para a presente temporada.
O defesa navarro de 24 anos tem uma vasta experiência na elite, apesar da sua juventude. Formado nas camadas jovens do clube Txuriurdin, Pachecho estreou-se na primeira divisão na época 2021-21 e, desde então, disputou um total de 66 jogos na primeira divisão.
Pacheco é também internacional pela seleção espanhola, com a qual foi recentemente proclamado campeão olímpico nos Jogos de Paris 2024, conquistando a medalha de ouro num verão histórico para o futebol espanhol.
É um defesa esquerdo, sólido e inteligente na sua leitura do jogo e com uma grande capacidade de antecipação dos seus adversários. Para além disso, é seguro no jogo aéreo, tem uma saída de bola limpa e versatilidade, qualidades que o tornam um reforço garantido para a defesa albiazul.
Com a sua chegada, o Deportivo Alavés acrescenta qualidade, solidez e carácter competitivo à sua linha defensiva. O jogador já está em Vitoria-Gasteiz para se juntar de imediato à disciplina albiazul e colocar-se sob as ordens de Eduardo, el Chacho, Coudet".