O jogador, que passou pelas camadas jovens do clube, estreou-se com a equipa principal na temporada 2010/11, embora a verdade é que, desde então, teve um número infinito de passagens pelo clube. As suas duas últimas experiências foram, de facto, bastante exóticas e breves: Johor DT (Malásia) e Khorfakkan (Emirados Árabes Unidos).
Viera defendeu os interesses do Las Palmas durante 10 épocas e assinou um total de quatro regressos (2014, 2019, 2021 e 2025). O seu registo no clube das Gran Canárias é de 265 jogos, com 77 golos marcados e duas promoções ao escalão principal do futebol espanhol. O objetivo é, naturalmente, uma terceira.
"Esteve sempre disposto a ajudar e esta época não ia ser diferente. Feliz por regressar àquela que é e será sempre a sua casa. Se quiser, pode tirar-nos daqui", disse via X o presidente do clube, Miguel Ángel Ramírez, que parece muito confiante de que o veterano futebolista pode voltar a atuar como líder.
A carreira de Jonathan é mais do que extensa, uma vez que também jogou no Valência, Rayo Vallecano, Standard Liège, Beijing Gouan e Almeria. Entrou para o Almeria no início de 2024, quando os encarnados estavam a contar os dias para a despromoção à LaLiga 2.