Mais

Oficial: Lamine Yamal renova contrato com o Barcelona até 2031

Lamine Yamal renova o seu contrato com o Barcelona até 2031
Lamine Yamal renova o seu contrato com o Barcelona até 2031FC Barcelona
Lamine Yamal, de 17 anos, renovou o seu contrato com o Barcelona, onde jogará até 30 de junho de 2031, anunciou o clube esta terça-feira.

Era algo que já tinha sido acordado verbalmente após as recentes reuniões que o seu agente, Jorge Mendes, manteve com Deco e a direção do Barcelona. Do que foi discutido há meses, com exceção da duração, pouco ficou, pois o estatuto da jovem estrela mudou radicalmente nos últimos meses. De uma promissora estrela a uma verdadeira estrela e agora um candidato à Bola de Ouro. Isso não é nada.

E é por isso que os termos financeiros do acordo tiveram de ser renegociados, colocando Lamine Yamal no topo da equipa do Barça. Não será o jogador mais bem pago, nem o tinha pedido, mas estará entre os mais bem pagos e incluirá vários bónus entre agora e o final do seu novo contrato, que o vincula até ao final da época 2030/31.

O jogador assinou o seu novo contrato na terça-feira, nas instalações do clube, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Barcelona, Joan Laporta, do primeiro vice-presidente, Rafa Yuste, e do diretor desportivo do clube, Deco, entre outros.

Um avanço espetacular

A renovação de Lamine Yamal é uma demonstração da solidez do projeto culé. Trata-se de uma emergência como poucas no panorama do futebol mundial, que começou com a sua estreia a 29 de abril de 2023, quando ainda tinha 15 anos. Desde esse dia, o jogador de Rocafonda só tem crescido em importância, sem perder o seu estilo divertido, corajoso e descomplicado.

E o extremo canhoto, que joga à direita, tal como Messi fez nos seus primeiros anos, não tem parado de bater recordes de precocidade desde a sua estreia. É, para citar alguns, o mais jovem a marcar na história da LaLiga, na Taça do Rei e na Supertaça de Espanha. É também o jogador mais jovem a disputar 100 jogos pelo Barça. Já tem 106 e ainda não atingiu a maioridade.

Lendas do futebol renderam-se à sua capacidade de rutura, à sua inteligência para encontrar espaços e às melhores jogadas nos momentos mais difíceis, e à sua maturidade para aguentar as entradas dos adversários e não se meter em problemas nem responder a provocações em campo.