Matteo Ruggeri (22 anos), nascido a 11 de julho de 2002 na cidade lombarda de San Giovanni Bianco, foi formado nas camadas jovens da Atalanta desde os nove anos e, aos 18, estreou-se com a camisola da equipa principal, a 3 de novembro de 2020, num jogo da Liga dos Campeões contra o Liverpool.
Lateral esquerdo com um bom cruzamento e um longo percurso, durante a época 2021/22 jogou por empréstimo na Salernitana, de onde regressou a casa para acabar por se tornar uma peça importante no esquema de Gian Piero Gasperini.
Campeão da Liga Europa
Depois de fazer 15 jogos na época 2022/23, a temporada seguinte seria a da sua explosão definitiva, fazendo 48 jogos em todas as competições, com destaque para o Atlético de Madrid. Na campanha de 2023/24, foi escolhido como membro do onze ideal da Liga Europa, que conquistou ao lado de Juan Musso, com quem voltará a partilhar o balneário.
Foi o primeiro título europeu da história da La Dea e Ruggeri foi fundamental na conquista da Liga Europa e na qualificação da equipa de Bérgamo para a Liga dos Campeões, objetivo que voltou a ser alcançado esta época.
Internacional em todas as seleções jovens de Itália, Ruggeri foi convocado para a seleção principal em março de 2025, para os quartos de final da Liga das Nações contra a Alemanha, a fim de aumentar ainda mais a sua experiência numa carreira com enorme potencial. A Itália empatou uma desvantagem de 3-0 e ficou a um golo de chegar à Final Four.
Este verão, participou no Campeonato da Europa de Sub-21, onde a Itália chegou aos quartos de final. A Azzurra perdeu heroicamente no prolongamento para a Alemanha (3-2), apesar de ter dois jogadores a menos.
