O jogador navarro aterra em Mendizorroza graças a um novo contrato assinado para as próximas cinco temporadas, até 2030. O médio chega do Club Atlético Osasuna, onde jogou nos últimos cinco anos e onde se conseguiu afirmar na LaLiga. Chega como jogador livre depois de terminar o seu contrato em junho.
Nascido em Pamplona a 20 de setembro de 1998, o novo reforço albiazul foi formado nas categorias inferiores do futebol da sua região até chegar ao já referido Osasuna na época 2020/21 para jogar na equipa de reservas dos encarnados, com a qual foi promovido à Primeira RFEF. Mais tarde, na época 2022/23, deu o salto para a equipa principal.
O registo de Pablo na elite não é insignificante, pois teve a oportunidade de fazer uma centena de jogos, 86 dos quais na LaLiga. Além disso, marcou três golos - um dos quais foi decisivo para ajudar a sua equipa a chegar à final da Taça do Rei, que o Real Madrid conquistou - e fez quatro assistências.
"Jogador com critério e energia para se associar e desenvolver o jogo combinatório, Ibáñez é um médio com chegada e facilidade para se juntar ao ataque, tendo presença na área do adversário", refere o Alavés em comunicado, no qual é ainda sublinhado que esta operação pode ser definida como "uma aposta sólida" por parte do Glorioso.
