Experiência na equipa principal, espírito lúdico, juventude e coragem são algumas das virtudes que o jovem jogador poderá trazer. Tudo isto é mais do que necessário num clube que procura estabelecer-se na primeira divisão como um hábito saudável.
Este ano, Roberto jogou pelo Tenerife, que não teve uma excelente época, mas conseguiu manter-se na primeira divisão. Apesar disso, Roberto marcou sete golos e fez seis assistências em 43 jogos (37 deles como titular) com os canários. Estes números são semelhantes aos que fez no ano passado, na época 2022/23, neste caso com o Mirandés.
O jogador entrou para o clube de Gipuzkoan aos 15 anos e a Real Sociedad dedicou-lhe algumas palavras de agradecimento.
"Roberto entrou para o Zubieta aos 15 anos, integrando a equipa de cadetes. Foi subindo nos escalões até chegar à equipa principal, onde se estreou na época 18-19, num jogo contra o RCD Espanyol. Desde essa estreia, o médio de Saragoça disputou um total de 24 jogos com a camisola do Txuri Urdin. Roberto foi um dos membros da equipa que conquistou o título da Taça em La Cartuja, algo que nem ele nem nós jamais esqueceremos. Obrigado por tudo, Roberto. Desejamos-te as maiores felicidades", escreveu o clube.
A Real Sociedad guardou uma percentagem de uma possível transferência futura.
