O contrato de Sergi Roberto terminou em junho passado, mas o clube não se pronunciou sobre a situação do polivalente jogador catalão. Nem o próprio jogador, que continuava a treinar sozinho enquanto aguardava uma proposta final e a garantia de que poderia ingressar na LaLiga.
No entanto, nem uma coisa nem outra chegaram e o tempo esgotou-se, faltando apenas uma semana para o início das grandes competições europeias. "Sergi Roberto oficializou a sua despedida do clube que o viu crescer, o FC Barcelona", declarou o clube catalão em comunicado.
O médio, que jogou muitas vezes a lateral-direito, chegou à equipa principal depois de se ter formado em La Masia, onde chegou com 14 anos.
Para além dos seus números (373 jogos e 19 golos) e dos seus títulos (2 Liga dos Campeões, 7 LaLiga, 6 Taça do Rei, 2 Mundiais de Clubes, 2 Supertaças Europeias e 2 Supertaças de Espanha), Sergi Roberto deixa aos adeptos de Camp Nou a recordação de ter sido o homem que marcou o sexto e último golo com que o Barça eliminou o PSG nos oitavos de final da Liga dos Campeões em 2017, recuperando de uma desvantagem de 4-0 no Parque dos Príncipes.
O jogador vestiu a camisola da seleção espanhola 11 vezes, marcando um golo.
Em relação ao seu futuro, Sergi Roberto tem opções em cima da mesa para jogar na Premier League, na Serie A, ou mesmo ficar na LaLiga.