O Valencia e Javi Guerra (22 anos) chegaram a um acordo de renovação para as próximas quatro temporadas, até 30 de junho de 2029. Há algum tempo, o jogador esteve perto de se transferir para o Atlético de Madrid.
O médio, já consolidado na seleção sub-21 de Espanha, é o protagonista de uma operação que demonstra o "firme compromisso" do clube com a "projeção" de um futebolista que tem como objetivo "escrever a sua própria história como um jogador emblemático e da casa", destaca o clube che no seu comunicado.
Javi tem sido uma peça importante na equipa principal desde que deu o salto sob a orientação de Baraja. Fundamental, juntamente com outros jogadores da formação, para evitar a descida, está a caminho de atingir os 100 jogos pelos seniores (acumula 89 até ao momento) e foi capaz de participar em 12 golos, distribuídos por oito golos marcados e quatro assistências.
O jovem médio chegou ao clube em 2019 e estreou-se na elite em janeiro de 2022, quando teve minutos na eliminatória da Taça do Rei frente ao Atlético Baleares. A sua visão de jogo, a sua capacidade para organizar a equipa e a sua chegada à área adversária foram fatores determinantes para a sua afirmação.
O jogador de Gilet é "um valor chave" para o Valencia, como se pode ler no anúncio oficial, e também é muito bem avaliado por Santi Denia. As suas 21 atuações pela Rojita não são casuais nem fruto da sorte, embora dar o salto para a seleção principal se apresente como um grande desafio dada a concorrência.