Ernesto Valverde, que é o treinador com mais jogos na história do Athletic (451), junta mais um capítulo à sua lenda e vai dirigir a equipa no regresso à Liga dos Campeões. Esta temporada, além do quarto lugar, que dá acesso à Supertaça de Espanha, levou a equipa às meias-finais da Liga Europa, ficando a um passo da final em San Mamés, na passada quarta-feira.
O acordo de um ano, até 30 de junho de 2026, foi assinado esta sexta-feira em San Mamés com o presidente, Jon Uriarte, e na presença do diretor-geral do futebol, Mikel Gonzalez.
Valverde está a caminho de atingir os 500 jogos sob a sua gestão, o que seria exatamente o que conseguiria com os actuais 451, o jogo deste domingo contra o Barcelona e os 48 que a equipa já garantiu disputar na próxima época devido à sua enorme temporada. Um número que diz bem da dimensão do galardoado treinador, que trouxe a Taça para Bilbau no ano passado e que conta já com 21 anos ao serviço do Athletic, entre as suas passagens como futebolista e treinador. Entre eles, os dois únicos anos do século XXI em que o Athletic disputará a principal competição de futebol.
O treinador, que completará assim todo o mandato de Jon Uriarte à frente do clube, exprimiu a sua satisfação e motivação após ter selado a sua continuidade:"É um desafio importante. Sinto uma responsabilidade aqui, com a equipa, com as pessoas que trabalham aqui. Quando nos esforçamos todos juntos, somos uma equipa forte e vamos ver até onde podemos ir. Temos de continuar a competir, que é o que o Atlético faz sempre bem", afirmou.