Peça-chave do jogo do Barcelona na época passada, Pedri teve uma continuidade memorável na campanha 2025/26 e prepara-se para enfrentar um grande desafio: dominar o meio-campo do PSG, que acaba de se sagrar campeão da Europa. Um desafio que parece estar à altura do homem que fez chover e brilhar nos relvados espanhóis desde o início da época.
Siga o Barcelona - PSG com o Flashscore
Depois de uma tarde mais difícil do que o esperado para o Barça contra a Real Sociedad, no domingo, Pedri estava presente para receber um troféu que poderia ser seu depois de cada jogo barcelonista nesta temporada: o de melhor jogador da partida. O esteta do dorsal 8, parecido ao de Iniesta, não marcou golos nem fez assistências contra os bascos, mas foi o jogador decisivo na equipa catalã. Mais uma vez.
A sua última aparição na cena europeia, contra o Newcastle (vitória por 2-1), deixou toda a Inglaterra boquiaberta, Paul Scholes entre eles. " O meu número 1 é Pedri ", disse a lenda inglesa depois de ver o génio espanhol brincar entre as linhas dos Magpies durante 90 minutos. "Ele é como Xavi e Iniesta juntos. Não falamos apenas dos seus pés, mas sobretudo do seu cérebro futebolístico (...) Quando o Newcastle marcou, faltavam oito minutos de acréscimo. Pensei que ia ser emocionante... Mas Pedri teve a bola durante 7 dos 8 minutos. Assumiu o controlo total do jogo. Achei que foi genial".
11.º na Bola de Ouro
Por isso, quando alguns dias mais tarde a classificação da Bola de Ouro lhe atribuiu apenas o 11.º lugar, Aitana Bonmati e Hansi Flick ficaram indignados. A tricampeã foi a primeira a falar da importância do número 8 do Barcelona no tapete vermelho da cerimónia parisiense, antes de Hansi Flick decidir que um elogio de Paul Scholes era provavelmente melhor do que um prémio que dava "mais ênfase aos avançados".
Tal como com a sua abnegação em campo, o metrónomo do Barça responde que se sente "valorizado" no clube e que isso é "o mais importante": "Sinto que sou um jogador importante no jogo coletivo, fazendo a equipa jogar, tentando dar aos avançados essas oportunidades de marcar golos". Ainda mais porque o jovem cresceu ao ritmo das atuações de Xavi, Iniesta e Busquets, com o pai a liderar um grupo de adeptos do Barça na sua ilha das Canárias, e sonha mais com uma Liga dos Campeões com o seu clube do que com um prémio individual.
E se quiser realizar esse sonho algum dia, o jogador que pouco a pouco se está a tornar um "líder", nas palavras do seu treinador, tem de conseguir dominar um dos melhores médios do mundo, coroado campeão da Europa na época passada. "É uma partida em que as duas equipas vão querer conservar a bola", declarou Pedri na terça-feira em conferência de imprensa. "Somos uma equipa corajosa e acredito que vamos sair vitoriosos". O regista blaugrana poderá contar com o seu companheiro Frenkie de Jong, que também teve um início de época quase perfeito, para superar um meio-campo do PSG com três homens, no qual poderão estar João Neves e Vitinha, anunciados como baixas antes da partida, além de Fabián Ruiz.
Pedri Potter
Apesar da superioridade numérica parisiense, Luis Enrique desconfia de Pedri, que conhece especialmente bem dos seus anos à frente da Roja: "Pedri? É o Harry Potter. Esperemos, para nosso bem, que amanhã não pegue na varinha. Vamos fazer tudo para que ele não jogue". Não é por acaso que o número 8 do Barcelona é o jogador das cinco melhores ligas da Europa que mais vezes tocou na bola, que mais passes completou, que mais passes fez no último terço e que mais bolas recuperou...
São estatísticas impressionantes para um jogador que já criou 19 grandes ocasiões para o Barcelona desde o início da época, apesar de ter marcado apenas um golo contra o Levante. Contra o Paris Saint-Germain, pode até dar a sua primeira assistência da época. Mas quem acompanhou o Barça nesta temporada sabe que a importância de Pedri não pode ser medida apenas em números. " Quando está em campo, está em toda parte", diz Flick com admiração. Ninguém na Catalunha duvida de que ele e Frenkie de Jong serão os três perseguidores para dominar o meio-campo parisiense.
Siga os seus futebolistas favoritos e mantenha-se atualizado com as novas notificações de jogadores