Mais

Procura-se um novo dono para a "10" do Real Madrid

Tudo indica que Mbappé será o herdeiro da 10 de Modric
Tudo indica que Mbappé será o herdeiro da 10 de ModricOSCAR DEL POZO / AFP
Com a saída de Luka Modric, mestre do número 10 nas últimas épocas, vários jogadores do plantel do Real Madrid vão mudar de número de camisola na próxima temporada. Há algumas dúvidas, mas todas as mudanças parecem bastante definitivas.

Sempre que termina uma época e começa uma nova, as equipas de futebol perdem alguns jogadores e acrescentam outros. Isto resulta em números vagos à procura de um novo dono. É o caso do Real Madrid, que este verão terá algumas mudanças notáveis nesta área.

Sem ir mais longe, um número com a relevância do número 10 na história do futebol bonito vai ficar órfão assim que Luka Modric fizer o seu último jogo. Normalmente associado a líderes, a responsabilidade de vestir a 10 parece destinada a cair nas mãos de Kylian Mbappé. Na história recente do clube da capital espanhola, ela foi usada por jogadores como Ozil, Robinho, Wesley Sneijder e Luis Figo.

Desta transferência de poder entre a lenda croata e o gaulês, destinado a tornar-se um só, deverá resultar uma dança de peças que começará com Endrick a suceder ao francês como dono da 9, que tinha em Alfredo Di Stéfano o seu máximo porta-estandarte.

Se o brasileiro fizer esta jogada, o 16 será libertado, juntando-se aos também disponíveis 12, 16, 17, 18, 24 e 25. Entre estas opções, se nenhum dos jogadores que permanecem no plantel decidir abdicar do seu número, Alexander Arnold e Dean Huijsen, as contratações confirmadas até ao momento, terão de escolher uma.

No caso do espanhol, é muito provável que opte pelo número 12, o mesmo que tem usado nas últimas convocatórias para a seleção. É um pouco mais difícil adivinhar o inglês, que no Liverpool usava o 66 e na LaLiga, por regulamento, tem de escolher entre o 1 e o 25.