Quando o dinheiro não fala mais alto: A prova de fidelidade de Nico Willams

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quando o dinheiro não fala mais alto: A prova de fidelidade de Nico Willams

Nico Williams manteve-se fiel ao Athletic Bilbao.
Nico Williams manteve-se fiel ao Athletic Bilbao.Profimedia
É um dos filhos do Athletic Bilbao. Além disso, é um dos diamantes mais brilhantes da famosa academia basca, por isso não é de admirar que até os maiores clubes europeus estivessem interessados em Nico Williams. O facto de o velocista de 21 anos poder ficar disponível gratuitamente no final da época foi, sem dúvida, um grande atrativo para eles. Mas agora tudo é diferente.

Williams, que - tal como o seu irmão mais velho - se destaca pela velocidade, é um dos melhores jogadores jovens da LaLiga. Só fez 21 anos em julho, mas esta é a sua terceira época a jogar regularmente pela equipa principal.

Na sua primeira época, estava apenas a começar a jogar e não se esperava dele produtividade, no entanto, na época passada, registou um registo sólido de seis golos e quatro assistências, pelo que esteve diretamente envolvido em mais de um quinto dos golos da equipa.

Os números de Nico Williams
Os números de Nico WilliamsFlashscore

Interesse do Real Madrid e da Premier League

Estas prestações de Williams levaram logicamente a que, no verão, começassem a surgir os primeiros interessados. Não se tratava de peixe pequeno, pelo contrário. As principais equipas da Premier League inglesa estavam muito interessadas, e o The Athletic também revela um interesse específico do Real Madrid.

No entanto, durante o verão, Williams permaneceu no Athletic Bilbao e teve um bom desempenho. Em doze jogos do campeonato, quase recuperou o seu registo completo da época passada - tem agora dois golos e cinco assistências.

Para além da sua produtividade, a estreia na seleção nacional (e o primeiro golo) e o novo contrato que assinou há alguns dias também aumentaram o seu valor. Foi um grande gesto, que não é fácil de ver.

No final da época, podia sair de graça. Poderia estar a negociar com todos os clubes desde janeiro e poderia contar com aqueles que lhe dariam o melhor salário.

Williams, no entanto, prolongou o seu contrato com o Athletic Bilbao sem pestanejar. Tem uma excelente relação com o clube e a mudança para outro emblema não foi um problema para ele. "Estou muito feliz aqui, gosto de ficar aqui. Estou aqui há onze anos, todos me ajudaram a tornar-me no que sou", afirmou após a assinatura do contrato.

Cláusula de saída amigável

O clube também está aliviado. Deixar sair um jogador como este de graça? Não teria sido uma solução feliz. Mas o Athletic também está em forma. Como as regras da LaLiga obrigam todas as equipas a incluir cláusulas de rescisão nos contratos dos jogadores, a renovação de Williams não foi exceção.

No seu contrato anterior, a cláusula era de 50 milhões de euros. O novo contrato é exatamente o mesmo. Assim, as duas partes chegaram a acordo. O Athletic receberá relativamente muito dinheiro numa eventual transferência, mas, ao mesmo tempo, este montante não dissuade os gigantes, para quem 50 milhões são, desde há muito, uma soma aceitável. Assim, fica aberta a porta para a saída de Williams.

Para onde? O Manchester United ou o Real Madrid têm sido muito falados, pelo que estes clubes continuam em jogo. O Barcelona, que também pensou no extremo, está provavelmente fora, mas apenas se o jogador estiver livre. Um preço de 50 milhões de euros será demasiado elevado no verão. O Liverpool, onde Williams era suposto substituir Salah sem problemas, deverá adotar uma posição semelhante.