Mais

Rafa Benítez: "Tive mais de 20 ofertas, mas a do Celta foi a mais atrativa de todas"

Rafa Benítez regressa à LaLiga depois de um longo período de ausência
Rafa Benítez regressa à LaLiga depois de um longo período de ausênciaRC Celta
Rafa Benítez (63 anos) foi apresentado esta segunda-feira como treinador do Celta de Vigo, sucedendo ao português Carlos Carvalhal. Treinador prestigiado e experiente, o madrileno estava sem equipa desde que foi despedido do Everton, em janeiro de 2022. Durante a sua longa carreira, dirigiu equipas como o Liverpool (com o qual venceu a Liga dos Campeões em 2005), o Chelsea (venceu a Liga Europa em 2013), o Valência (dois títulos da La Liga e uma Taça UEFA), o Inter de Milão (Mundial de Clubes), o Real Madrid, o Nápoles e o Newcastle. Agora, chega a Vigo com ideias muito claras.

Ofertas: "Recebi mais de 20 ofertas, não só de Espanha. Neste momento, há muita oferta de dinheiro. Depois de ter estado na China e em Itália, pensamos em estar numa liga de topo, perto da família e com um projeto que nos permita trabalhar e crescer. Esta oferta era a mais atractiva e estou orgulhoso por poder entrar na história como o treinador do centenário do clube."

Escolha: "A primeira coisa que me atraiu para vir foi o projeto. Poder fazer com que a equipa cresça e seja competitiva. É o que um clube como o Celta merece. E também o projeto da cidade desportiva. Venho com a ideia de que vou ser ouvido e ajudado. Já tive ofertas de muito mais dinheiro. Não é isso que me move".

Objetivos: "Não desisto de nada e também não prometo nada. Apenas trabalho e dedicação. Quero uma equipa com intensidade e ritmo. Temos de trabalhar muito nos treinos."

Iago Aspas: "Falei com ele para saber a sua opinião sobre o plantel. É preciso ter essa informação de dentro para fora. Vi uma equipa mais organizada no final da época, mas tem de dar um passo em frente em vários aspetos que detetámos".

Mentalidade: "Estou habituado a tentar ganhar, mesmo com equipas que não estavam habituadas a isso. É preciso criar as bases para que a equipa cresça e ganhe. Sei que o clube está a fazer um esforço e que vai continuar a fazê-lo com o plantel".

Rafa Benítez e o presidente do Celta, Carlos Mouriño.
Rafa Benítez e o presidente do Celta, Carlos Mouriño.@RCCelta

Reforços: "Gosto do equilíbrio dentro e fora do campo. Sei o que o clube pode gastar. Também há muitos miúdos nas camadas jovens que podem dar o passo em frente. Há necessidade de reforços, é verdade. Penso que as contratações vão ser feitas, mas não podem ser feitas 'já'".

Gabri Veiga: "É um jogador importante para o clube. Ficaria muito contente se ele ficasse connosco durante muitos anos e se continuasse a fazer o mesmo que fez no ano passado. Quero que ele melhore e fique connosco. É um jogador importante para a equipa e espero que o demonstre durante muitos anos."