Yamal, de 17 anos, recebeu a bola na linha lateral direita e correu até à entrada da área, antes de rematar entre dois defesas e atirar no canto superior para quebrar o impasse no início do segundo tempo.
O golo de grande efeito deu ao Barceloa uma vitória por 0-2 que garantiu o título da LaLiga, com o Real Madrid a sete pontos de distância, a apenas dois jogos do fim.
"Não tivemos muitas oportunidades claras de golo, mas temos ali um miúdo que por vezes consegue fazer alguma coisa com os pés de ouro que tem e que nos deu tranquilidade para continuarmos no jogo com mais calma", afirmou Raphinha.
"Em janeiro, havia quem dissesse que íamos lutar pelo terceiro lugar. Temos confiança em nós próprios. Esse é o segredo. Confiamos no trabalho e no que sabemos que podemos fazer", acrescentou o antigo jogador de Sporting e Vitória SC.
Raphinha marcou 18 golos na LaLiga esta temporada, incluindo dois na vitória crucial de sábado por 4-3 sobre o Real Madrid, e foi rápido a reconhecer a confiança demonstrada nele pelo treinador Hansi Flick.
O brasileiro triplicou o número de golos em relação à temporada passada e também tem o terceiro maior número de assistências na competição, com nove, três a menos que o líder Yamal.
"O mais importante foi a confiança do treinador. Saber, no início da época, que ele contava comigo, uma pessoa que controla a equipa... acaba por mudar as coisas", afirmou.