Com o fim da era do absolutismo de Messi e Cristiano Ronaldo, ainda em alta nos Estados Unidos e na Arábia Saudita, respetivamente, a disputa pelo título de melhor futebolista do planeta está mais aberta do que nunca. E o extremo brasileiro do Barça entrou na luta.
De um jogador descartável a um candidato à Bola de Ouro, são apenas alguns meses de diferença, mas durante os quais muitas coisas aconteceram, todas elas positivas para ele. A confiança de Flick foi fundamental, a mudança para o flanco esquerdo foi-lhe muito favorável, e até desceu algumas posições para se tornar um médio ofensivo. E como resultado de tudo isto, do seu trabalho e da sua enorme qualidade, Raphinha explodiu.

Só Mohamed Salah, de acordo com os dados do Flashscore da Opta, esteve envolvido em mais golos em todas as competições esta época do que Raphinha nas cinco principais ligas europeias. Raphinha, do Liverpool, esteve presente em 56 ocasiões, marcando 33 golos e fazendo 23 assistências. O blaugrana, por sua vez, está logo atrás. Faltam-lhe dois golos e uma assistência para o igualar.
Como se isso não bastasse, para confirmar o seu salto de nível, Raphinha é o segundo brasileiro do top 5 das competições nacionais europeias a ultrapassar os 30 golos em todas as competições numa só época desde 2013/14, depois de Neymar Jr (39 em 2014/15 e 31 em 2015/16).