O defesa de 39 anos admite que se inspira no lendário Paolo Maldini, do AC Milan.
"Quero jogar até aos 45 anos, mas não sei se vou conseguir. Vou ano após ano, sinto-me bem, estou feliz porque estou saudável e sem lesões. Trabalho para estar em forma, porque o futebol atual é muito exigente. O mais importante para mim é a equipa, para que a equipa cumpra o objetivo de voltar à Europa. No meu caso, vou ajudar o mais que puder dentro e fora do campo, mas depois não sei o que vai acontecer. Tenciono desfrutar de cada jogo, porque sei que o tempo está a passar e não é para sempre. Veremos o que vamos fazer mais tarde", frisou.
O defesa do Villareal reconhece que a recuperação de lesões é mais difícil. "Quando és jovem tens tempo para recuperar de qualquer lesão, anos à tua frente. A partir de uma certa idade tudo é mais delicado, por isso é mais importante evitá-las. É por isso que só peço para estar bem, o resto depende de mim. Não sabes se cada jogo será o teu último em San Mamés, Anoeta... estádios que visitamos há anos.esfruto de cada momento daquilo que me faz feliz. Se estou aqui é porque tenho paixão por este desporto e é por isso que continuo".
Albiol também recordou outros jogadores lendários que jogaram até aos 40 anos: "Maldini jogou até aos 41 e eu quero jogar até aos 45. Em Itália é diferente, muitos jogadores chegam aos 40, como o Totti, o Maldini. Em Espanha isso é visto como mais normal. O facto de me ver capaz de competir, de manter a minha ambição, vai marcar se vou continuar, se vou manter o nível de exigência. Se não, paro".

