Mais

Real Madrid mantém-se como o clube mais valioso do mundo, United ainda é o segundo

Real Madrid é o clube de futebol mais valioso do mundo
Real Madrid é o clube de futebol mais valioso do mundoIPA, Independent Photo Agency / Alamy / Profimedia
O Real Madrid, de acordo com os índices utilizados pela revista Forbes, voltou a ser considerado o clube de futebol mais valioso do mundo pelo quarto ano consecutivo. O Barcelona ocupa o terceiro lugar, atrás do Manchester United.

Com um valor próximo dos seis mil milhões de euros, um aumento de 2% em relação ao ano passado, o clube presidido por Florentino Pérez volta a ultrapassar o clube de Old Trafford neste ranking, que se mantém no segundo lugar, apesar da sua época desastrosa na Premier League e do facto de não participar nas competições europeias na próxima época.

O clube inglês está avaliado num total de 5,8 mil milhões de euros, graças sobretudo à sua imagem de marca e aos seus patrocínios e adeptos em todo o mundo.

Receitas recorde

A Forbes destaca os 995 milhões de euros (1,13 mil milhões de dólares) de receitas do Real Madrid só na época 23/24, em que o clube conquistou a dobradinha Liga-Liga dos Campeões, o que lhe valeu lucros avultados. É a primeira vez que uma equipa de futebol de topo ultrapassa os mil milhões de dólares.

Um montante que poderá ser ainda mais elevado quando a remodelação do Santiago Bernabéu estiver concluída, o que permitirá ao clube madrileno aumentar as suas receitas, nomeadamente nos dias de jogo.

A fechar o pódio está o Barcelona, avaliado em quase 5 mil milhões de euros e que também aumentará esses valores nas próximas vagas, depois de ter o seu novo Camp Nou a funcionar e se continuar a ter sucesso desportivo.

Atrás do Barcelona estão o Liverpool, o Manchester City, o Bayern de Munique, o PSG, o Arsenal, o Tottenham e o Chelsea. Na lista de 30 clubes mais valiosos do mundo, não consta nenhuma equipa portuguesa.