Mais

Real Madrid perde braço de ferro com a LaLiga e terá de defrontar o Osasuna a 19 de agosto

Real Madrid terá apenas duas semanas de pré-época
Real Madrid terá apenas duas semanas de pré-épocaMostafa Bassim / ANADOLU / Anadolu via AFP

O Real Madrid-Osasuna, da primeira jornada da LaLiga, marcado para 19 de agosto, será disputado nessa data, apesar do pedido do clube merengue para o adiar e assim dispor de mais dias de pré-época.

Xabi Alonso terá apenas duas semanas de pré-época para preparar a sua equipa para a competição oficial. Assim o determinou José Alberto Peláez, Juiz Único das Competições Profissionais da RFEF, que decidiu a favor da LaLiga, defensora da manutenção dessa data, que já por si está atrasada em relação ao resto da primeira jornada.

O Real Madrid argumentava que, após terminar a sua participação no Mundial de Clubes no passado dia 9 de julho, os seus jogadores, como estipula o Convénio, deveriam ter um mínimo de 21 dias consecutivos de férias. E que essas mesmas três semanas deveriam ser aplicadas para realizar a sua conveniente preparação. Mas este último ponto não está escrito nem aprovado por qualquer instância futebolística. E o Juiz baseou-se nisso para justificar a sua decisão.

"É oportuno destacar que, de uma simples análise temporal dos acontecimentos, o período de férias dos jogadores foi plenamente respeitado pela Liga Nacional de Futebol Profissional ao determinar a data de início da competição doméstica. Neste sentido, o Real Madrid disputou a meia-final do Campeonato do Mundo de Clubes no passado dia 9 de julho, e os jogadores regressaram a Espanha no dia seguinte, tendo iniciado o seu período de descanso no dia seguinte, ou seja, a 11 de julho, pelo que é evidente que os 21 dias consecutivos estabelecidos no artigo 10.1 do Convénio Coletivo para a atividade do futebol profissional são cumpridos e respeitados no presente caso", refere o Juiz.

E acrescenta, sobre o pedido do Real Madrid para realizar uma pré-época habitualmente não inferior a três semanas, que "tal questão não se encontra regulada em nenhuma normativa aplicável. A AFE, nas suas alegações, também não apresenta qualquer normativa que reflita a necessidade de um mínimo de três semanas de preparação; nem sequer alude a que esse período de preparação deva ser de três semanas, no mínimo".

Assim, o Real Madrid-Osasuna será disputado, como a LaLiga tinha decidido, a 19 de agosto às 21 horas de Espanha, 20:00 de Lisboa, e não a 29 de outubro como era desejo da entidade presidida por Florentino Pérez.