Acompanhe as incidências da partida
O Real não conseguiu vencer nenhum dos seus quatro principais rivais esta época e vai para o dérbi de sábado à procura de uma vitória decisiva para silenciar algumas das suas dúvidas.
Este será o primeiro de dois grandes desafios que a equipa de Carlo Ancelotti terá de enfrentar nos próximos dias, uma vez que também viaja para Inglaterra na próxima semana para a primeira mão do playoff da Liga dos Campeões, frente ao Manchester City.

Vencer o Atlético de Diego Simeone no sábado pode ser um ponto de viragem para a equipa de Ancelotti, que tem estado sob escrutínio devido à sua forma inconsistente enquanto procura defender os seus títulos em ambas as competições.
As derrotas para o Milan e o Liverpool na Liga dos Campeões foram dolorosas, mas foram ainda mais graves nas duas goleadas sofridas pelo velho rival Barcelona.
A derrota em casa (0-4) no Campeonato Espanhol e a goleada na Supertaça de Espanha (5-1) levantaram dúvidas sobre a capacidade do Real de defender os títulos europeu e espanhol.

O Real tem 49 pontos na LaLiga, um a mais do que o Atlético, que está em grande forma e venceu 19 dos últimos 21 jogos em todas as competições.
As grandes atuações de Antoine Griezmann, Julian Alvarez e Rodrigo De Paul renderam ao Atlético grandes vitórias contra Barcelona e Paris Saint Germain, enquanto a equipe de Diego Simeone vem jogando um dos melhores futebol do continente nos últimos meses.
Enquanto o Real não conseguiu classificar-se entre os oito melhores da Liga dos Campeões, o Atlético de Simeone conseguiu acesso direto aos oitavos após terminar em quinto lugar na tabela da fase de classificação.
O histórico recente também estará do seu lado quando entrarem no relvado do Santiago Bernabéu no sábado. O Real venceu apenas um dos últimos seis clássicos da capital, uma vitória por 5-3 no prolongamento da Supertaça do ano passado, na Arábia Saudita.
O Atlético também deu ao Real as duas únicas derrotas de uma temporada quase perfeita de 2023/24, na qual conquistou a dobradinha LaLiga e Liga dos Campeões.

Uma vitória no Santiago Bernabéu daria ao Atlético a vantagem na tabela numa fase crucial da campanha, com o Real sob pressão, tendo de disputar dois jogos extra do playoff para se manter vivo na Liga dos Campeões, enquanto se debate com várias lesões sofridas por jogadores-chave da defesa.
O Real já não conta com Dani Carvajal e Éder Militão, que perderam os ligamentos cruzados anteriores, e perdeu Antonio Rudiger e David Alaba, que sofreram lesões musculares nas pernas.
O treinador italiano deu a Jacobo Ramón, de 20 anos, a sua primeira oportunidade como titular, ao lado de Raul Asencio, jogador da academia, na vitória do Real sobre o Leganés, na quarta-feira, pela Taça do Rei, mas Ancelotti tem usado o médio Aurelien Tchouameni no eixo defensivo para cobrir as estrelas lesionadas.
Em terceiro lugar está o Barcelona, a três pontos do Atlético e com uma série invicta de nove jogos em todas as competições. No domingo, o Barcelona recebe o Sevilla, 12.º classificado.