Mais

Real Madrid regressa a San Mamés: o lugar onde começou a maldição dos ligamentos cruzados

Militao sai lesionado no San Mamés a 12 de agosto de 2023
Militao sai lesionado no San Mamés a 12 de agosto de 2023ÁLVARO MEDRANDA / Nur Photo / Nur Photo via AFP
A temporada 2023/24 será recordada durante muitos anos por ser a que culminou na 15.ª e na qual se conseguiu uma histórica dobradinha, incluindo a LaLiga 36. Tudo começou a 12 de agosto em San Mamés.

E a verdade é que, em termos de resultados, o arranque foi muito positivo para a equipa de Ancelotti. Uma vitória por 2-0 num dos campos mais difíceis de Espanha e o primeiro golo de Bellingham na LaLiga foram um começo extraordinário.

No entanto, esse jogo em Bilbau não pode trazer boas recordações a dois elementos importantes da equipa. Thibaut Courtois rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo dois dias antes, durante o treino de preparação para a estreia no campeonato. O belga perdeu a maior parte da época, mas voltou a jogar nos últimos quatro jogos do campeonato e na final de Wembley contra o Borussia Dortmund.

Éder Militão, por sua vez, rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo aos 50 minutos desse jogo e ficou afastado sete meses.

O que aconteceu há quase 15 meses em San Mamés foi o início de uma praga de lesões nos ligamentos cruzados que tem atormentado o Real Madrid.

A 17 de dezembro do ano passado, ocorreu uma das lesões mais graves. David Alaba, no jogo contra o Villarreal, sofreu uma rutura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Passaram mais de 11 meses e o defesa-central austríaco ainda não voltou aos relvados, o que suscita alguma preocupação quanto à sua condição física.

Depois de alguns meses de descanso, chegou a pré-época, onde Carletto perdeu três dos jogadores mais promissores do Castilla por lesão: César Palacios, Mesonero e Joan Martínez.

Mas o início da época 2024/25 tem sido ainda pior. A 5 de outubro, o Bernabéu calou-se em mais um jogo Real Madrid-Villarreal, com os gritos de uma das figuras do clube Dani Carvajal. O lateral-direito sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior, do ligamento colateral externo e do tendão poplíteo da perna direita, o que o deixará afastado por quase um ano.

Um mês depois, Militão voltou a romper o cruzado, desta vez no joelho direito, afectando os dois meniscos, após o jogo contra o Osasuna. O brasileiro despediu-se da época num jogo em que os fantasmas do passado voltaram a aparecer.

Siga o Athletic Bilbao - Real Madrid no Flashscore