Na próxima época, o clube regressará ao seu lugar histórico, como um dos clubes mais respeitados e prestigiados de Espanha. Vamos então rever cinco factos que nos podem ter escapado.
Oviedo é uma das 20 melhores equipas da história da LaLiga
Embora o Real Oviedo não jogue na primeira divisão do futebol espanhol desde 2001, este clube costumava ser uma presença assídua na divisão mais alta do país. De facto, se olharmos para a tabela de todos os tempos de pontos conquistados na primeira divisão espanhola, o Real Oviedo ocupa o 19.º lugar, à frente de clubes como o UD Las Palmas, o Getafe CF e o Rayo Vallecano.

Adeptos salvaram o clube da insolvência
Após a despromoção da LaLiga no final da época 2000/01, o Real Oviedo desceu de divisão e chegou ao quarto escalão. O futuro do clube estava em perigo, com problemas financeiros e a ameaça de insolvência a afetar a instituição.
Para salvar o clube, houve uma mobilização dos adeptos do Real Oviedo, liderada pelos mais proeminentes e internacionais atletas formados da academia e por jornalistas famosos.
Partilharam a história do clube através das redes sociais, desencadeando um movimento global, e o clube tem agora mais de 45.000 acionistas espalhados por mais de 125 países e cinco continentes.
Santi Cazorla realizou o sonho da sua vida
Um dos membros do atual plantel do Real Oviedo é Santi Cazorla, que chegou ao clube em 2023, com 38 anos. O médio é natural da região e passou pelas camadas jovens do Real Oviedo, embora nunca tenha jogado pela equipa principal antes de se transferir para o Villarreal, em 2003.
Por isso, foi um sonho tornado realidade quando finalmente vestiu a camisola azul e se estreou na equipa principal, duas décadas depois. Na época 2024/25, realizou o sonho de regressar à LaLiga

A época em que o Oviedo ficou de fora
Após a Guerra Civil Espanhola, quando o futebol se preparava para regressar a Espanha na época de 1939/40, o clube e a cidade de Oviedo estavam em dificuldades.
Assim, o clube solicitou às autoridades a possibilidade de não participar na temporada, mantendo o seu lugar na primeira divisão, uma vez que tinha terminado em terceiro lugar em 1935/36, a última época antes da guerra.
A petição foi aceite e o Real Oviedo não jogou em 1939/40, regressando à primeira divisão no ano seguinte.
Dérbi tem um elemento mexicano
O maior rival do Real Oviedo é o Real Sporting, um clube da cidade de Gijón, também nas Astúrias. Nos últimos anos, essa rivalidade ganhou um toque mexicano.
Com efeito, o Grupo Pachuca adquiriu a maioria das ações do Real Oviedo em 2022, enquanto o Grupo Orlegi se tornou o acionista maioritário do Real Sporting no mesmo ano.
Como estes dois grupos são de origem mexicana, não é de estranhar que ambos os clubes tenham atualmente um grande número de adeptos no país da América Central.