Recorde as incidências da partida
Um penálti assinalado a Kylian Mbappé apesar de este estar em fora de jogo no início da ação, o contacto entre Fede Valverde e Lamine Yamal no segundo golo merengue, um cartão vermelho que poderia ter sido mostrado a Aurélien Tchouaméni, um penálti que poderia ter sido assinalado após um toque de mão do próprio Tchouaméni e um golo anulado a Fermín López depois de o livre de Valverde ter saído da mão do andaluz: o quarto Clássico da época 2024/25 esteve repleto de decisões polémicas do árbitro principal, Alejandro Hernández Hernández.
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) publicou o conteúdo das conversas que teve com os seus colegas do VAR sobre a grande penalidade anulada a Fermín por mão na bola do já referido Aurélien e, mais tarde, sobre o golo anulado ao avançado, também por mão na bola.
Penálti não assinalado por mão na bola de Tchouaméni e possível expulsão
VAR: "Recomendo-vos que venham ver um possível penálti por mão na bola".
"Recomendo também que vejam a questão disciplinar do Álex (Hernández Hernández)".
"Muito bem, Álex, aqui está a fotografia, está bem? É uma fotografia enquadrada, não temos muitas mais câmaras".
"Pára com isso, Carlos (que não é árbitro VAR), na hora".
AHH: "A distância entre o teu braço e o teu corpo. Pára aí, aqui, dá-me uma vista por trás, por favor, para cima e para trás, dá-me a que tens".
VAR: "Vamos ver o que temos aqui porque não é fácil de ver porque está cortado pelas linhas. Paragem na imagem do ponto de contacto, uma para baixo, Carlos".
AHH: "No que me diz respeito, Courtois está atrás. Dá-me mais uma imagem, onde se dá o impacto. O braço está para baixo, para mim não é penálti".
Golo anulado a Fermín López
VAR: "Alex, acabámos de detetar uma mão na bola, está bem? Por favor, vem ver".
Ao fundo, distingue-se claramente um "graças a Deus": para os adeptos catalães, pode significar que o VAR ficou feliz por o Real Madrid ter evitado a "manita" blaugrana. Mas também pode significar, dado o contexto, que ficaram contentes por terem conseguido um bom remate para evitar a polémica.
AHH: "Muito bem. Vá lá, a bola bateu-lhe na mão, estava prestes a sair. Agora, mostrem-me a ação completa, para ver como acaba. Muito bem, a mão está claramente levantada. Está bem assim. Não autorizo o golo.