Mais

Robert Lewandowski envelhece melhor do que Cristiano Ronaldo

Robert Lewandowski celebra um dos seus golos
Robert Lewandowski celebra um dos seus golosMiguel RIOPA / AFP

Com o seu hat-trick frente ao Celta, Robert Lewandowski atingiu os 207 golos nas grandes ligas desde que completou 30 anos, ultrapassando o registo de Cristiano Ronaldo com essa idade. Até aos 29, tinha marcado 180.

Recorde as incidências da partida

Já sofreu duas lesões musculares no primeiro terço da LaLiga e Ferran deixou-o várias vezes no banco, mas no dia em que Lewandowski voltou ao onze inicial, respondeu com um hat-trick. E não é apenas por continuar a corresponder aos 37 anos, é que está a melhorar os seus números de finalização.

Depois de se destacar no Lech Poznan, o polaco estreou-se nas grandes ligas aos 22 anos, ao serviço do Borussia Dortmund. Tinha 22 anos. Desde então e até antes de chegar aos 30, marcou 180 golos em 257 jogos. Nada mau, com uma média de 0,7.

No entanto, a partir dos 30 tornou-se ainda mais letal. Com os três remates certeiros diante do Celta, chegou aos 207 golos em 239 partidas disputadas até aos atuais 37 anos. Uma média de 0,87.

Os números de Lewandowski
Os números de LewandowskiFlashscore

E não é só o facto de o polaco ter superado os seus próprios números, é que ultrapassa o patamar de Cristiano, que aos 40 anos é visto como referência de longevidade. Em Balaídos, o avançado do Barça deixou para trás o português, que em 247 jogos nas grandes ligas disputados com 30 ou mais anos ficou nos 206 golos.

Mas não é só o português, não há ninguém no futebol mundial que, nas grandes ligas, tenha sido melhor trintão do que o antigo jogador do Bayern. Ibrahimovic ficou mais abaixo, com 157 golos (185 jogos). E Leo Messi, o grande ícone do golo na história do Barcelona, não passou dos 147 (em 196 duelos).

Um hat-trick com peso

Além disso, Lewandowski alcançou o seu 10.º hat-trick nas grandes ligas (sete pelo Bayern, três pelo Barça) depois dos 30 anos. Igualou o registo de Puskas, está a um de Ronaldo e a três do grande rei histórico: Di Stéfano.

O internacional polaco é líder destacado no capítulo dos bis. Soma 40, contra os 35 em que ficaram tanto Ibrahimovic como CR7.

O próximo registo de longevidade que pode alcançar é o de ter somado mais vitórias: conta com 170 (91 pelo Bayern, 79 pelo Barcelona), a quatro das que Zanetti conquistou em 279 jogos, todos com a camisola do Inter.

Leia este artigo da LaLiga e outros semelhantes na BeSoccer.