O icónico defesa brasileiro passou 16 temporadas no Real Madrid, onde conquistou 25 títulos, incluindo cinco Ligas dos Campeões. Depois regressou ao Fluminense, onde deixou a sua marca e ajudou a ganhar uma Copa Libertadores.
Aos 36 anos, retirou-se como um dos jogadores mais condecorados da história. Recebeu várias mensagens de despedida, incluindo uma de Cristiano Ronaldo, que lhe desejou as maiores felicidades para a vida depois do futebol.
"Meu irmão, que carreira incrível! Vivemos muito juntos, foram anos de conquistas, vitórias e momentos inesquecíveis. Mais do que um companheiro de equipa, um companheiro para a minha vida. Obrigado por tudo, amigo. Desejo tudo de bom nesta nova etapa da vida.".
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, também se pronunciou sobre a reforma do brasileiro e agradeceu-lhe o seu empenho na equipa da La Liga.
"Marcelo é um dos melhores laterais-esquerdos da história do Real Madrid e do futebol mundial, e tivemos o privilégio de o desfrutar durante muito tempo. É uma das nossas maiores lendas e o Real Madrid é e será sempre a sua casa".