Söyüncü, o guerreiro otomano que está a conquistar Simeone

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Söyüncü, o guerreiro otomano que está a conquistar Simeone

Söyüncü mostrou contra o City o catálogo de qualidades de um bom defesa-central
Söyüncü mostrou contra o City o catálogo de qualidades de um bom defesa-centralAFP
A digressão asiática do Atlético Madrid está a trazer agradáveis surpresas. Depois da derrota frente à equipa sul-coreana, quando a vitória parecia estar garantida, veio a redenção em grande estilo. A vitória contra o Manchester City elevou o moral dos Colchoneros. Os campeões europeus caíram perante uma equipa vermelha e branca em que vários jogadores se destacaram.

Um deles foi Çağlar Söyüncü (27 anos), defesa-central turco contratado ao Leicester. Inicialmente, o recém-contratado não era suposto ser titular, mas os problemas de estômago de Stefan Savic permitiram-lhe entrar no onze inicial.

O jogo que o otomano fez, contra jogadores como Erling Haaland e Julian Alvarez, foi espetacular. Chamou a atenção de Simeone e de todos os adeptos do Atleti, que ficaram muito entusiasmados com um jogador que chegou com a experiência de cinco anos na Premier League e dois na Bundesliga (Hamburgo), além de ter sido 53 vezes internacional pela Turquia.

Haaland não conseguiu lidar com Söyüncü
Haaland não conseguiu lidar com SöyüncüAFP

O jogador turco mostrou autoridade, habilidade, velocidade, bom controlo de bola, grande sentido de oportunidade e contundência. A sua exibição foi um manual de como um defesa-central deve fazer o seu trabalho. Na primeira parte teve várias intervenções notáveis, e na segunda melhorou o seu desempenho e tornou-se o líder da defesa, depois de Hermoso e Witsel terem deixado os seus lugares para Kostis e Mouriño, centrais menos experientes.

Aí, Söyüncü cresceu ainda mais, primeiro para se impor aos titulares do City e depois aos jogadores que saíram do banco. Haaland, Alvarez, Bernardo Silva, Foden, Grealish e as restantes estrelas de Guardiola não estavam à altura do baluarte de Inglaterra. A sua hierarquia foi notável.

Simeone falou dele depois do seu recital de força e contundência.

"Mostrou o que é. Um defesa forte, com muita força, com muita garra. Um defesa forte, com muita velocidade. Bom jogo aéreo, dá-nos alternativas e faz-nos felizes. Foi um dos melhores. Vamos ao trabalho. Vai haver muita competição e precisamos de pessoas que trabalhem como ele", disse o treinador argentino.

O jogador turco aquece sabendo que vai ser titular depois dos problemas de Savic.
O jogador turco aquece sabendo que vai ser titular depois dos problemas de Savic.@Atleti

Nas posições de centrais titulares estão Savic e Giménez, com Hermoso logo atrás, mas os três têm forte concorrência. O turco não veio para ser um mero suplente ou para ver como os companheiros jogam. O guerreiro otomano quer lutar e jogar. "Cholo" já o tem debaixo de olho.