O jovem médio espanhol tornou-se um dos homens fortes de Álvaro Arbeloa e no clube já pensam em blindá-lo perante possíveis compradores.
Thiago Pitarch vive um 2025 inesquecível a nível pessoal. Em janeiro, Arbeloa promoveu-o do B ao Juvenil A do Real Madrid e, desde então, o jovem tornou-se peça-chave nos planos do antigo internacional pela La Roja.
Agora, oito meses depois, com uma nova temporada prestes a começar, espera-se que Pitarch tenha ficha do Juvenil A, mas tudo indica que irá alternar entre a terceira equipa merenguee o Castilla. Por enquanto, já disputou os 90 minutos nos dois primeiros amigáveis de pré-época da filial do Real.
No clube estão conscientes de que têm um diamante em bruto que está a ser lapidado pouco a pouco e, por isso, pensam em blindá-lo o quanto antes com uma renovação que recompense o crescimento que teve desde janeiro e que dissuada possíveis interessados de procurar uma pechincha em Valdebebas.
Sem dúvida, em Arbeloa encontrou um apoio dificilmente superável. Deu-lhe a primeira oportunidade e tem mostrado que deseja que o jovem talento merengue cresça sob sua orientação. Por isso, é verosímil pensar que lhe dará bastantes minutos na Primeira RFEF e que só descerá ao Juvenil quando for para jogar a Youth League.
Um homem de recursos
Mas, como joga Thiago Pitarch e por que está a gerar tanta expetativa? Para começar, vale destacar que sua principal característica é poder atuar em várias posições, começando pelo meio-campo, passando por segundo avançado e terminando como extremo, se necessário.
Portanto, estamos a falar de um futebolista versátil, uma virtude muito valorizada no futebol atual. E, sobretudo, segundo quem o conhece bem, é um trabalhador incansável, requisito indispensável para triunfar no melhor clube do mundo.
Não seria descabido vê-lo ao longo da temporada a treinar com a equipa principal sob as ordens de Xabi Alonso, que certamente saberá valorizar a sua serenidade na construção do jogo, a sua magnífica leitura do campo e o desempenho louvável que demonstra nas tarefas defensivas.
Dito isto, será preciso estar muito atento à evolução de um Thiago Pitarch que, como muitos outros jovens espanhóis, Marrocos tentou aliciar para defender as suas cores nas seleções jovens.