Valdano está ciente das críticas dirigidas ao atacante brasileiro, mas insiste que elas são "injustas".
"As críticas nunca são um modelo de justiça no futebol", disse o campeão do mundo ao jornal AS.
"Ele é um criador de perigo extraordinário. Talvez o maior do mundo. Porque faz assistências ou marca golos. Ou porque cria a sensação de que tudo pode acontecer a qualquer momento. E, além disso, é um exemplo extraordinário de superação de obstáculos", explicou.
"A transformação que sofreu desde que chegou a Madrid até hoje é algo raramente visto na história. No futebol, podem aprender-se muitas coisas, mas aprender a marcar golos é uma das mais difíceis. E Vinicius conseguiu-o. E tem outra grande virtude: uma qualidade muscular surpreendente. No prolongamento, aos 118 minutos, faz uma corrida de 40 metros que deixa um rasto. É uma maravilha. Um titã", acrescentou.
Valdano também falou sobre o surgimento do jovem defesa Raúl Asencio.
"O Real Madrid é um clube muito difícil. Exigem resultados em todos os jogos. E quem passa pelas camadas jovens tem de aproveitar a oportunidade que lhe é oferecida. Porque não há duas. Foi isso que Asencio fez muito bem. Não cometeu um único erro desde que vestiu a camisola da equipa principal. Também é preciso dizer que ele apareceu na equipa principal com um físico tremendo. E com uma enorme confiança. Já tinha isso desde o Castilla", lembrou.