Mais

Vallecas organiza festa histórica para o europeu Rayo Vallecano

Adeptos do Rayo invadiram o estádio de Vallecas
Adeptos do Rayo invadiram o estádio de VallecasALEXANDRE MARTINS / Alexandre Martins / DPPI via AFP
Sábado foi um grande dia em Vallecas. O seu clube de futebol, símbolo do bairro, confirmou a sua grande época com um empate sem golos que valeu o oitavo lugar. E isso significou o apuramento para a Liga Conferência.

Não sem sofrimento, porque quando o jogo Rayo Vallecano-Maiorca terminou, jogadores e adeptos ficaram sintonizados no transístor, como nos velhos tempos, à espera que o jogo Alavés-Osasuna terminasse e que os navarros não marcassem, mas Vallecas explodiu de alegria por volta das 22:00.

Todo o bairro invadiu o relvado após a notícia da qualificação europeia da La Franja.

Os jogadores desfilaram por Vallecas num autocarro descapotável com o slogan "El Rayo que cruza Europa" e acabaram na Fuente de la Asamblea de Madrid, depois de percorrerem o quilómetro que separa o estádio do parlamento regional.

Segunda participação europeia

O Rayo Vallecano vai participar nas competições europeis pela segunda vez na sua história. Na campanha de 2000-2001, foi convidado, por fair play, para a Taça UEFA e chegou aos quartos de final, onde foi eliminado pelo Alavés. Antes disso, tinha vencido o Molde, o Viborg, o Lokomotiv de Moscovo e o Bordéus.

Também se qualificou para a Liga Europa na época 2013-2014, ao terminar em oitavo lugar no campeonato anterior. O Málaga, que tinha terminado em sexto lugar, foi desqualificado pela UEFA devido a várias dívidas financeiras. No entanto, também não cumpriu os requisitos financeiros do organismo que rege o futebol continental e a RFEF não lhe concedeu uma licença da UEFA.

Desta vez será diferente e jogadores como Augusto Batalla, Óscar Trejo, Isi Palazón, Álvaro García e companhia poderão levar o bairro para a Europa.