Vinicius e Rodrygo estão entre os melhores dribladores jovens do mundo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vinicius e Rodrygo estão entre os melhores dribladores jovens do mundo
Vinicius Junior tem sido fundamental para o Real Madrid esta época
Vinicius Junior tem sido fundamental para o Real Madrid esta época
Profimedia
Um estudo do CIES, na Suíça, classificou os melhores dribladores do futebol mundial com menos de 23 anos. O extremo do Real Madrid, Vinícius Júnior encabeçou a lista, com outro jovem brasileiro a ficar em segundo lugar. Trata-se do seu colega de equipa, Rodrygo, que está entre os cinco primeiros.

O Observatório do Futebol do CIES utilizou dados da Wyscout sobre dribles em jogos das Ligas nos últimos 365 dias para elaborar uma classificação dos melhores dribladores do mundo, de acordo com um índice que combina a frequência e a percentagem de dribles bem sucedidos, bem como o nível desportivo dos colegas de equipa e dos adversários. Só foram incluídos os futebolistas que ainda não completaram 23 anos e que jogaram pelo menos 1.500 minutos em campeonatos nacionais.

Vinicius, do Real Madrid, encabeçou a lista com um drible bem sucedido a cada 15 minutos e 32 segundos, e uma taxa de sucesso de 50,3% em jogos de alta competição.

O seu compatriota, Ângelo Gabriel, do Santos, ficou em segundo lugar com estatísticas ainda mais impressionantes, embora em jogos de nível inferior: um drible bem sucedido a cada 13 minutos e 56 segundos, com uma taxa de sucesso de 64,2%.

Jamal Musiala, do Bayern de Munique, completou o pódio, à frente de Mohammed Kudus, do Ajax, e outro jogador do Real Madrid, Rodrygo, completou os cinco primeiros.

Jogadores de 35 Ligas diferentes estão entre os 100 melhores, com LaLiga em primeiro lugar, com 11 representantes), mais um do que a Premier League e a primeira divisão argentina.

Nascido em 23 de dezembro de 2004, Facundo Buonanotte, do Brighton, é o jogador mais jovem do top 100, seguido por Ângelo Gabriel (nascido apenas dois dias antes), o jovem israelita Oscar Gloukh, do Salzburg, e Julián Fernández, do Vélez Sarsfield.

Colombiano lidera lista acima dos 23 anos

Num estudo semelhante com jogadores de 23 anos ou mais, o melhor driblador foi o colombiano Jorge Carrascal, do CSKA, que registou um drible bem-sucedido a cada 12 minutos e 14 segundos, com uma taxa de sucesso de 68,8%.

Alguns rostos mais familiares compuseram o top cinco dos jogadores com mais de 23 anos, com Jack Grealish, do Manchester City, Leroy Sané, do Bayern de Munique, Lionel Messi, do PSG, e Rafael Leão, do Milan, a seguirem-se na lista.

O Observatório do Futebol é um grupo de investigação do Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES), um centro de estudos independente situado em Neuchatel, na Suíça. O CIES Football Observatory é especializado na análise estatística do futebol.