Xavi defende Lewandowski e elogia estreia da dupla portuguesa João Félix e João Cancelo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Xavi defende Lewandowski e elogia estreia da dupla portuguesa João Félix e João Cancelo

Xavi dá ordens do banco.
Xavi dá ordens do banco.AFP
O técnico catalão compareceu perante os meios de comunicação social após a vitória da sua equipa em Pamplona, na qual não faltou polémica devido a uma possível falta de Jules Koundé no 0-1 e a um polémico penálti sobre Robert Lewandowski que resultou no 1-2 final (com a expulsão de Alejandro Catena incluída).

Recorde as principais incidências da partida

O Barcelona conquistou três pontos importantes no El Sadar, o local onde o avançado polaco recebeu um cartão vermelho direto na época passada (suspensão de três jogos). Os Rojillos estão habituados a ser grandes em casa e, apesar da desilusão europeia de não poderem competir na Liga da Conferência, fizeram uma grande exibição contra um adversário que, apesar da diferença de orçamento e de ser o atual campeão da LaLiga EA Sports, não mostrou a sua superioridade.

Lewandowski e Ferran festejam o 1-2.
Lewandowski e Ferran festejam o 1-2.ANDER GILLENEA / AFP

"Em geral, faltou-nos jogo; por vezes, faltou-nos paciência. E de criar mais no ataque. No final demos tudo, sofremos, mas merecemos. Tivemos personalidade e ganhar aqui é sempre muito difícil. O Osasuna é uma equipa intensa. A minha sensação é que se fecharam muito bem por dentro e faltou-nos mais um contra um e ousar mais. Eles fizeram um trabalho defensivo extraordinário. Em suma, três pontos importantes, num estádio onde vai ser muito difícil para todos", comentou Xavi Hernández, que admitiu estar "feliz" com a vitória.

Respostas fortes

Mesmo assim, ele fez uma autocrítica na sala de imprensa: "Prevíamos o jogo em que nos encontrávamos. Em muitos momentos dominamos, mas precisamos criar mais. Atacámos poucos espaços na primeira parte, eles estavam confortáveis porque não os mexemos. São aspetos a melhorar. Os primeiros 10 minutos foram excelentes. Tornámos as coisas difíceis para nós próprios. Por vezes, é difícil, porque eles são bons na defesa, mas a ideia está a ganhar forma".

Por outro lado, justificou as poucas presenças de Lamine Yamal por ter feito "um jogo difícil" devido à falta de espaço e a "uma defesa muito agressiva" à sua frente, e defendeu Lewandowski: "Robert deu-nos os últimos quatro pontos. Hoje (ontem) jogou bem, foi mais fácil, falámos sobre isso durante a semana. Fez um jogo muito bom, mesmo que não tenha marcado. Mas, além disso, criou o penálti e converteu-o. Não está em má forma, mas sim em boa forma. Não está em má forma, por vezes somos demasiado exigentes com os jogadores. É o nosso goleador".

Dois jogadores portugueses "muito solidários"

"Dos Joãos, destaco o seu envolvimento e a sua atitude. Chegaram num momento difícil e apoiaram-nos muito. Trabalharam para a equipa e essa é a base, não é negociável. Podem dar-nos muitas variantes e alternativas. Iñigo Martínez também (se estreou) e tenho a certeza de que vão ser importantes na temporada", explicou o treinador em relação aos três jogadores que se estrearam este domingo, em Navarra.

João Félix em apoio defensivo
João Félix em apoio defensivoAFP

Sobre o polivalente e completo lateral, que na época passada jogou no Bayern de Munique por empréstimo devido a divergências com Pep Guardiola, explicou: "Pode jogar por dentro para povoar mais o meio-campo. É uma das possibilidades. Queremos criar superioridade e o João pode dar-nos isso. Com ele podemos criar diferentes alternativas e dominar o jogo".

"Gostaria de realçar especialmente a atitude com que João Félix entrou em campo, o que é muito importante", disse o jogador natural de Terrassa sobre o avançado emprestado pelo Atlético de Madrid. O jogador de Terrassa também falou sobre o seu papel em campo: "Sente-se confortável quando joga do flanco esquerdo para o centro, pode jogar como nove e na direita. Vai dar-nos muitas alternativas. É um jogador versátil que nos vai ajudar muito".

Os próximos jogos do Barcelona
Os próximos jogos do BarcelonaFlashscore