Lamine Yamal, que acaba de completar 18 anos, continua a dar que falar. Segundo as últimas notícias, o jovem talento do Barcelona festejou o seu aniversário numa vivenda exclusiva em Olivella, no coração do Garraf. Durante a noite, pessoas com nanismo teriam participado num espetáculo de entretenimento.
A notícia provocou a reação da Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (Adee), que faz parte da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (Cocemfe), que emitiu um comunicado muito crítico: "A associação anuncia que irá tomar medidas legais e sociais para proteger a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que tais ações violam não só a legislação em vigor, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que aspira a ser justa e respeitadora", lê-se na nota.
A posição da Adee é clara: "Por ocasião do aniversário do jovem futebolista, figura de proa do desporto espanhol, foram contratadas pessoas com nanismo exclusivamente para atividades de entretenimento e promoção. Para a Adee, este tipo de prática é intolerável porque perpetua estereótipos, alimenta a discriminação e prejudica a imagem e os direitos das pessoas com acondroplasia ou outras displasias esqueléticas, bem como de todas as pessoas com deficiência".
A declaração termina com palavras ainda mais duras: "É inaceitável que, no século XXI, as pessoas com nanismo continuem a ser utilizadas como entretenimento em festas privadas, e é ainda mais grave quando estes incidentes envolvem figuras públicas como Lamine Yamal. A dignidade e os direitos da nossa comunidade não são entretenimento para ninguém, em circunstância alguma".
Retirada de smartphones
Sobre a noite em questão, no entanto, não há muitas informações definitivas. Os convidados viram os seus telemóveis serem retirados para evitar fotografias e vídeos. O único conteúdo oficial foi partilhado pelo perfil do futebolista, recentemente premiado com a prestigiada camisola número 10 do Barcelona.
Não há confirmação nem do número de participantes nem dos convidados presentes. Entre as muitas questões, permanece a da possível presença de Lewis Hamilton, o piloto britânico da Ferrari, que poderia ter estado presente no evento, mas a sua presença permanece um mistério.