Duas equipas já sabem que não disputarão a Primera RFEF na próxima temporada: Cartagena e Racing Ferrol. No entanto, a despromoção de um Tenerife que reagiu tarde e parece destinado à categoria de bronze do futebol espanhol pode ser confirmada este fim de semana.
Assim, apenas o Eldense parece ter uma verdadeira hipótese entre os que estão na zona de descida. No entanto, a equipa de José Luis Oltra está há quatro jogos sem vencer (sofreu um golo aos 89 minutos contra o Córdoba e foi goleada por 5-0 no Estádio Power Horse). O Real Zaragoza está agora a cinco pontos da despromoção e o Sporting Gijón a sete pontos.

Málaga, Castellón, Eibar, Cádiz, Burgos, Albacete, Deportivo da Corunha e Córdoba parecem ter uma reta final bastante calma e tranquila. A maior parte deles está a uma distância semelhante das equipas do fundo da tabela e dos candidatos à fase de grupos e, salvo alguma surpresa, serão meros juízes do destino de alguns dos seus rivais.
Diferentes são os casos do Huesca e do Granada, ambos candidatos a disputar a LaLiga na próxima época, apesar de ocuparem o sétimo e o oitavo lugares, respetivamente. O Huesca está a quatro pontos do sexto lugar, mais um do que o Granada. Ambos perderam força nas últimas semanas e precisam de reagir.
O Elche lidera com 71 pontos e está no caminho certo para a promoção direta porque o Racing Santander, em terceiro, tem 66. O Levante, segundo com 67, está a navegar numa fronteira ilusória e pantanosa. O Oviedo e o Mirandés, empatados com 65 pontos, também têm como objetivo lutar - no mínimo - por um lugar nos play-offs.
