Mais

LaLiga2: Andorra de Piqué junta-se ao Deportivo e ao Saragoça numa mistura emocionante

Deportivo da Corunha é um dos clubes históricos que está na segunda divisão
Deportivo da Corunha é um dos clubes históricos que está na segunda divisãoLaLiga

Nas últimas temporadas, a segunda divisão espanhola – chamada LALIGA HYPERMOTION – ganhou a reputação de ser uma das mais competitivas e imprevisíveis de toda a Europa.

As equipas dão muitas vezes por si a olhar por cima dos ombros com medo da despromoção e, ao mesmo tempo, a sonhar com a subida de divisão, dada a forma como a tabela se pode tornar tão equilibrada.

Há uma mistura interessante de pequenos clubes a superar expectativas, combinados com clubes históricos com passados de sucesso. Por exemplo, a edição 2025/26 da LALIGA HYPERMOTION conta com 17 equipas que já competiram no escalão superior, incluindo clubes como o Deportivo da Corunha e o Real Saragoça, que conquistaram grandes troféus há pouco tempo.

Clubes históricos vão lutar entre si

O Deportivo e o Real Saragoça terminaram a temporada passada apenas acima da zona de despromoção, por isso esperam uma campanha muito mais bem-sucedida em 2025/26, para finalmente regressarem à primeira divisão. Para o Real Saragoça, isso pode ser mais difícil do que parece, já que vai jogar num estádio provisório, qnquanto decorrem as obras na sua casa habitual, La Romareda. No entanto, os seus adeptos são fervorosos e vão encher o estádio provisório semana após semana, tentando impulsionar os Los Maños na tabela.

Outros clubes históricos também jogarão na LALIGA HYPERMOTION nesta temporada. O Sporting Gijón, cujo estádio El Molinón é o mais antigo do futebol profissional espanhol, espera voltar à LaLiga pela primeira vez em nove anos, especialmente depois de ver o rival asturiano Real Oviedo conquistar a promoção na última temporada.

O Real Racing Club de Santander e o Málaga são outros dois clubes com muita experiência na primeira divisão e que tentam voltar ao topo, depois de terem jogado mais recentemente no terceiro escalão do que na primeira divisão. A equipa de Santander esteve perto na época passada, chegando mesmo aos playoffs de promoção, e espera dar o próximo passo em 2025/26. 

Os três clubes que desceram da LaLiga também esperam garantir a subida, nomeadamente o Real Valladolid, o Las Palmas e o Leganés. No entanto, isso é mais fácil de dizer do que de fazer, uma vez que nenhuma das três equipas despromovidas do ano anterior – UD Almería, Granada e Cádiz – conseguiu voltar a subir na época passada, tal é a competitividade desta divisão.

Málaga faz nova tentativa de promoção
Málaga faz nova tentativa de promoçãoLaLiga

Andorra, África e uma equipa B

Para além das três equipas que descem da LaLiga, a LALIGA HYPERMOTION conta com mais quatro recém-chegados. Trata-se das equipas que garantiram a promoção a partir da divisão Primera Federación: FC Andorra, AD Ceuta, Cultural Leonesa e a equipa B da Real Sociedad.

Estes quatro clubes são adições interessantes à sua maneira. No caso do FC Andorra, significa o regresso de um clube não espanhol ao segundo escalão da pirâmide futebolística espanhola. O clube de Gerard Piqué passou as épocas 2022/23 e 2023/24 neste escalão e regressou imediatamente, possivelmente mais forte do que nunca, após um ano de ausência.

O regresso do AD Ceuta à segunda divisão, após 57 anos de ausência, significa que a LALIGA HYPERMOTION será disputada no continente africano esta época. O clube, sediado na cidade autónoma com o mesmo nome, conquistou o maior número de pontos entre todos os clubes da Primera Federación na última temporada e pode ser uma surpresa.

A Cultural Leonesa passou apenas uma época do último meio século a este nível, a de 2017/18, pelo que espera uma permanência mais longa desta vez. Por outro lado, os membros da equipa B da Real Sociedad também querem provar o seu valor e mostrar que podem competir com equipas sénior de pleno direito.

Mudanças de treinador trazem nova confiança

Como é frequente na LALIGA HYPERMOTION, houve uma grande rotação de pessoal durante a pré-época. Os dois melhores marcadores da última temporada deixaram os seus clubes, com Luis Suárez a sair do Almería para o Sporting e Joaquín Panichelli do CD Mirandés. Mas isso abre as portas para o surgimento de novas estrelas na temporada 2025/26.

Também houve várias mudanças de treinador, com oito clubes a entrarem nesta época com um novo homem no comando. As três equipas despromovidas da LALIGA EA SPORTS iniciam novas eras, com Guillermo Almada a assumir o comando do Real Valladolid, Luis García a fazê-lo no UD Las Palmas e Paco López a chegar ao CD Leganés.

Também será interessante ver se Fran Justo consegue repetir a magia que Alessio Lisci fez no Mirandés na época passada, quando o pequeno clube esteve muito perto da promoção à LaLiga. Ibai Gómez é o novo treinador do recém-promovido FC Andorra, com o antigo médio do Athletic Bilbao a querer provar o seu valor como treinador.

É claro que a temporada 2025/26 da LaLiga 2 tem todos os ingredientes para ser especial, com a segunda divisão espanhola pronta para voltar a entusiasmar os adeptos de futebol.