O jovem extremo, herói da subida da equipa andaluza à LaLiga 2 na época passada, tinha recebido várias propostas nos últimos meses de clubes espanhóis como o Barcelona e, em menor escala, o Real Madrid, bem como de clubes ingleses e alemães. No final, parece que o seu destino será escrito em St James's Park, depois de as conversações com os Magpies terem progredido nas últimas semanas após uma visita ao campo de treinos de Benton.
"Sei que o clube está a vasculhar a Europa para tentar encontrar alguns dos melhores talentos e tenho a certeza de que, assim que tivermos mais notícias, vocês serão os primeiros a saber", disse Jason Tindall, treinador adjunto de Eddie Howe, sobre o futuro reforço.

Antoñito Cordero ficou conhecido no coração dos malaguenhos depois de marcar o golo que permitiu ao Málaga regressar aos escalões profissionais no último jogo do play-off de promoção da época passada. Desde então, a sua presença na seleção espanhola de sub-19, onde é uma referência, consolidou-se, assim como o interesse de vários grandes clubes.
O Barcelona quase o contratou em janeiro para reforçar a sua equipa de reservas, mas com a perspetiva de ter uma oportunidade na equipa principal a partir da época seguinte. No entanto, o Málaga, que ainda tentava renovar com o jogador, recusou transferi-lo e o próprio não percebeu bem, no último momento, se valia a pena regressar à 1.ª RFEF, quando estava a jogar minutos importantes no segundo escalão.
Nessa altura, começaram a surgir outros convites e, finalmente, o plano apresentado pelo Newcastle parece ter convencido o jogador e a sua equipa. O jogador assinará por cinco anos, embora o primeiro ano possa ser passado por empréstimo a uma equipa de outro país, onde lhe poderá ser garantido mais tempo de jogo para continuar a sua progressão.