Mais

A interminável espera de Kimpembe

Presnel Kimpembe em treino
Presnel Kimpembe em treinoNOUSHAD THEKKAYIL/NurPhoto/NurPhoto via AFP

O defesa francês e campeão do mundo de 2018, Presnel Kimpembe, voltou a treinar há várias semanas, mas ainda não regressou aos relvados após dois anos de ausência, uma situação que levanta questões para o jogador do PSG, que está há muito tempo no clube.

Depois de ter rompido o tendão de Aquiles contra o Marselha, no Velódromo, a 26 de fevereiro de 2023, o lateral de 29 anos regressou aos treinos a 18 de outubro, após uma dupla operação, várias recaídas e uma longa convalescença. Desde então, a espera tem sido interminável, já que três meses se passaram e ele ainda não jogou um minuto sequer.

O jogo de quarta-feira da Coupe de France contra o Espaly, um clube da National 3, pode ser a oportunidade perfeita para Presko finalmente ganhar ritmo sem muita pressão, enquanto o seu treinador, Luis Enrique, deverá fazer uma ampla revisão do plantel, tendo em conta que Marquinhos está de fora com uma lesão no adutor.

Para voltar a ser titular, o caminho será ainda mais longo, já que a dupla Marquinhos e Pacho parece sólida na defesa central, já que Lucas Hernández e Lucas Beraldo também podem jogar nessas posições.

"Amanhã é um jogo ideal para ver alguns jogadores. Depois de falar com Presnel, para ver se ele se sente pronto para jogar, ele sente-se melhor, pôde treinar com a equipa durante este mês. É importante falar com o jogador para ver como se está a sentir. Ele está pronto para ajudar a equipa", declarou o treinador em conferência de imprensa na terça-feira.

Figura-chave no clube, o titi parisien prolongou o seu contrato no ano passado até junho de 2026, apesar de estar lesionado, pelo que está a aguardar pacientemente o seu momento, sabendo que não é regularmente convocado pelo treinador espanhol, como foi novamente o caso para o jogo de domingo da Ligue 1 contra o Saint-Etienne (2-1).

Em 26 de novembro, viajou para o jogo da Liga dos Campeões em Munique (1-0), mas não apareceu na lista de convocados, e o mesmo aconteceu em Doha para o Troféu dos Campeões.

Os números de Kimpembe
Os números de KimpembeFlashscore

No mês passado, o treinador insistiu que não queria correr riscos:"Há dois anos que não joga continuamente, não faz um jogo profissional completo. Houve duas recaídas de duas lesões diferentes", explicou o espanhol, que considerou que"seria muito arriscado acelerar o processo".

"Os treinos e a carga de trabalho vão mostrar como as coisas evoluem. É mais uma questão física do que médica", sublinhou.

"Rompi o tendão de Aquiles, é a pior lesão, pior do que a lesão do tendão cruzado", disse o defesa central aoCanal+ há alguns dias: "Nessa altura, põe-se tudo em causa e, mesmo que as pessoas pensem que estou morto, sei que vou voltar. Nunca na minha vida pensei que poderia passar um ano e meio, ou mesmo dois anos sem jogar, e ser tão paciente".

Na época passada e durante toda a sua ausência, apareceu muitas vezes no Parque dos Príncipes, por vezes de muletas, ao lado dos seus companheiros de equipa, sempre com um sorriso no rosto.

"O meu regresso está próximo", disse ele à RTL. De regresso à seleção francesa? Questionado sobre o assunto e o Campeonato do Mundo de 2026, Kimpembe (28 jogos pela seleção) garantiu que"o importante é voltar a ter minutos no meu clube, divertir-me e, acima de tudo, voltar a ter um bom desempenho. Porque se não tivermos um bom desempenho, não podemos sonhar em jogar pela França. Claro que espero estar presente no Campeonato do Mundo de 2026, mas temos de ser realistas. Vou trabalhar com o meu clube para poder estar lá".

Siga o Espaly - PSG no Flashscore