Mais

Adepto do Nantes morre após esfaqueamento antes do jogo com o Nice

Adeptos do Nantes no estádio Beaujoire para o jogo da Ligue 1 contra o Nice
Adeptos do Nantes no estádio Beaujoire para o jogo da Ligue 1 contra o NiceAFP
Um adepto do Nantes, clube da Ligue 1, morreu depois de ter sido esfaqueado antes da vitória do clube por 1-0 sobre o Nice, confirmou no domingo o Ministério Público da cidade do oeste de França.

O incidente ocorreu quando vários veículos que transportavam adeptos do Nice foram atacados por adeptos rivais Nantes que se dirigiam para o estádio Beaujoire antes do jogo de sábado.

"Durante estes acontecimentos, em circunstâncias ainda por determinar, um homem de 31 anos, adepto do FC Nantes, colapsou (e) morreu no local, apesar da rápida intervenção dos serviços de emergência", declarou o procurador público de Nantes, Renaud Gaudeul.

A vítima recebeu "um ferimento nas costas, que poderá corresponder a uma arma branca", explicou o procurador, acrescentando que foi aberto um inquérito por "homicídio voluntário".

De acordo com uma fonte próxima do caso, o apoiante poderá ter sido esfaqueado por um dos condutores do veículo. O agressor entregou-se numa esquadra de polícia ao fim da tarde, noticiou o diário Ouest France.

O FC Nantes declarou estar "triste" com a morte, enviando as suas condolências à família da vítima.

"Numerosas entrevistas a testemunhas estão a decorrer e continuarão durante a noite. O clube não pode deixar de lamentar que uma pessoa tenha perdido a vida em tais circunstâncias", declarou o clube em comunicado.

A ministra francesa do Desporto, Amelie Oudea-Castera, enviou as suas condolências numa publicação nas redes sociais, dizendo que a investigação deve "identificar as circunstâncias exatas dos acontecimentos".

A morte ocorre num contexto de tensões e incidentes recentes à margem dos jogos da Ligue 1.

Há uma semana, dois adeptos do Brest ficaram feridos quando o seu autocarro foi alvo de projécteis após a vitória do clube em Montpellier por 3-1.

No final de outubro, o autocarro da equipa do Lyon foi apedrejado à entrada do estádio Velodrome de Marselha, tendo o treinador Fabio Grosso sofrido cortes no rosto que necessitaram de pontos.

Os incidentes provocaram o cancelamento do jogo, que deveria ter começado com 60.000 adeptos já no recinto.