Mais

Altos e baixos: PSG aproxima-se do título, Besiktas surpreende Galatasaray, história em Portugal

Catarina Campos foi a primeira mulher a apitar um jogo da Liga Portugal
Catarina Campos foi a primeira mulher a apitar um jogo da Liga PortugalCARLOS BARROSO/LUSA
Com o fim da pausa internacional, o futebol de clubes está de volta em pleno. Como sempre, houve alguns bons desempenhos, mas também alguns fracassos notáveis. Nesta coluna semanal, o Flashscore faz-lhe o ponto da situação.

Alto: PSG

Um ponto! É tudo o que separa o PSG do título de campeão francês pela 13.ª vez na sua história. A equipa de Luis Enrique dominou a temporada do início ao fim. Nunca perdeu na Ligue 1 e tem 21 pontos de vantagem a sete jornadas do fim.

Neste fim de semana, o PSG goleou o Saint-Étienne por 1-6, fora de casa, e chegou a 38 jogos de invencibilidade longe do Parc des Princes, igualando o recorde do AC Milan nas cinco principais ligas europeias entre 1991 e 1993.

Baixo: Atlético de Madrid

No espaço de três semanas, o Atlético de Madrid deitou a sua época por terra. O que começou como um infeliz acidente com o Getafe (2-1), onde vencia aos 87 minutos, tornou-se um hábito para a equipa de Diego Simeone.

Os colchoneros também estiveram a liderar por 2-0 contra o Barcelona antes de perderem por 2-4, e na última jornada estiveram a liderar contra o Espanhol mas tiveram de se contentar com um empate 1-1.

Se a isto juntarmos uma eliminação nos oitavos de final da Liga dos Campeões nas grandes penalidades, frente ao Real Madrid, temos um mês de março que os adeptos do Atleti gostariam certamente de apagar da história.

A nove jornadas do fim da LaLiga, está a nove pontos do líder Barcelona e a seis do segundo Real Madrid.

Alto: Kylian Mbappé

Pop quiz: Quem foi o jogador mais criticado no início da temporada 2024/2025 em Espanha? E que jogador marcou o mesmo número de golos (33) que Cristiano Ronaldo na sua primeira época no Real Madrid?

A resposta às duas perguntas é a mesma: Kylian Mbappé. O francês bisou na vitória em casa por 3-2 sobre o Leganés e precisa apenas de mais quatro golos para igualar o recorde de Ivan Zamorano para a melhor primeira época no Santiago Bernabéu.

Baixo: Galatasaray

Não é normal colocarmos o Galatasaray nesta categoria. Na verdade, esta é a primeira vez que o atual campeão turco sente o gosto amargo da derrota esta temporada na Superliga.

O Galatasaray perdeu por 2-1 com o Beșiktaș no fim de semana. O clube tem seis pontos de vantagem no topo da liga turca, mas com um jogo a menos, o Fenerbahçe, de José Mourinho, pode desafiá-lo na corrida pelo título.

Alto: Viktor Gyökeres

Pergunte a qualquer adepto de futebol qual o avançado que gostaria de ver na sua equipa e o mais provável é que um nome se destaque: Viktor Gyökeres.

Com os dois golos de penálti marcados ao Estrela, chegou aos 30 remates certeiros na Liga Portugal e tem agora o dobro dos golos do segundo melhor marcador (Samu tem 15) e, desde o final do ano passado, só teve um jogo sem marcar nem fazer uma assistência (14 golos e 6 assistências em 14 jogos do campeonato e da taça).

Estes números colocam-no na mira dos gigantes europeus, e é difícil acreditar que o Sporting consiga mantê-lo este verão. Os adeptos do Arsenal aguardam com expectativa!

Baixo: Emil Kornvig (Brann)

Os autogolos não são certamente os favoritos de um futebolista. Mas um autogolo logo no primeiro jogo da época entra diretamente para a categoria dos pesadelos.

Foi o que aconteceu a Emil Kornvig na primeira jornada do campeonato norueguês, quando a equipa do Brann perdeu por 3-0 com o Fredrikstadt.

Em teoria, o médio não tem culpa de nada, mas o facto de estar no sítio errado à hora errada deu origem a um dos autogolos mais insólitos alguma vez vistos num campo de futebol.

Menções honrosas:

O Crystal Palace apurou-se para as meias-finais da Taça de Inglaterra ao vencer o Fulham por 0-3 em Craven Cottage. Foi a sexta vitória consecutiva dos Eagles fora de casa em todas as competições sem sofrerem qualquer golo, um feito inédito para uma equipa da Premier League.

O Ajax, que no início da época passada se debatia no fundo da tabela da Eredivisie, está agora a caminho de mais um título do campeonato neerlandês. Venceu o clássico contra o PSV por 0-2 na casa do rival e, com nove pontos de vantagem a sete jornadas do fim do campeonato, é difícil acreditar que não irá comemorar o seu 37.º título.

Em Portugal, pela primeira vez, uma mulher foi o árbitro principal de um jogo do primeiro escalão. Catarina Campos apitou o duelo da 27.ª jornada entre o Casa Pia e o Rio Ave e ficou para sempre na história do futebol português.